Um estudo publicado pela ACS Central Science revelou um tratamento que pode erradicar pequenos tumores de mama e reduzir os maiores em ratos.
A pesquisa foi realizada por especialistas da Universidade de Illinois e um dos aspetos mais inovadores é que ela não produziu nenhum efeito colateral nos animais em que foi testada. Além disso, funcionou com um fornecimento de dose única.
O remédio em questão é uma molécula chamada ErSO, que ataca células de cancro de mama ER+. Segundo La Sexta , a princípio houve efeitos colaterais.
Para reduzi-los, os especialistas que participaram nesta pesquisa analisaram um derivado desta molécula chamado ErSO-TFPy . Também conseguiram descobrir que ele elimina efetivamente, pelo menos em ratos, as linhas de células ER+ desse tipo de cancro. E, diferentemente do outro, sem os efeitos nocivos que este traz.
De qualquer forma, apesar do progresso que esta descoberta pode representar, conforme relatado por La Sexta , eles têm insistido em continuar a realizar testes nessa direção. Especificamente, para estudar a eficácia e a segurança do medicamento .