À primeira vista, podemos ter preferências muito diferentes, mas isso não significa que não gostamos das mesmas coisas. Nem tudo no mundo das fragrâncias depende das moléculas ou ingredientes contidos no perfume.
O nosso olfato foi objeto de pesquisas de cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Os cientistas queriam verificar se temos gostos semelhantes para cheiros, independentemente do nosso país de origem e local de residência. Para esse propósito, decidiu-se estudar nove grupos de diferentes partes do mundo, cujas ocupações diárias incluíam pesca, agricultura e até caça.
Os resultados da pesquisa deveriam ser confiáveis e fornecer uma resposta clara à questão de se todos gostamos do mesmo aroma ou se somos muito diferentes uns dos outros. Cerca de 235 pessoas de diferentes culturas e falando diferentes línguas participaram da pesquisa olfativa . Os resultados da pesquisa surpreenderam os cientistas e também refutaram a tese que vinha sendo alimentada há anos de que cada comunidade gosta de sentir um cheiro diferente.
A maioria das pessoas testadas gostou do aroma de baunilha, sendo ele considerado o aroma mais agradável do mundo.
Os lugares foram seguintes foram ocupados por: o aroma de pêssego e lavanda.
Autor: janiecbros | Crédito: Getty Images