Parece que sim, como indicam as últimas pesquisas conduzidas por cientistas do Instituto Gallup.
O casamento é uma das decisões mais importantes da vida. Prometemos ficar juntos na alegria e na tristeza. Na saúde e na doença. Apesar disso, cada vez mais casamentos estão a fracassar.
A pesquisa mais recente de cientistas do Instituto Gallup mostra o casamento sob uma luz completamente diferente. Pessoas num relacionamento formal são mais felizes do que aquelas que vivem em união.
A pesquisa foi conduzida por cientistas do Instituto Gallup durante 14 anos. Durante esse período, mais de 2,5 milhões de pessoas foram examinadas. Foi pedido aos entrevistados que classificassem o seu nível atual de felicidade e previssem se ele melhoraria nos próximos cinco anos.
Os autores do estudo explicaram que muitos fatores, como raça, género, idade e nível educacional, podem influenciar os resultados. Pessoas que obtiveram ensino superior declararam-se mais felizes do que aquelas com ensino médio ou menos. Curiosamente, isso não se aplicava a pessoas casadas. Este grupo de entrevistados avalia melhor as suas vidas, independentemente de seu nível de educação ou origem.
Coisas como raça, idade, género e educação são importantes, mas o casamento parece ser mais importante do que eles , explica o Prof. Bradford Wilcox, da Universidade da Virgínia.
Ian Kener, um experiente terapeuta de casais e especialista em relacionamentos, explicou que os resultados do estudo podem ter sido influenciados pelo fato de que cada vez mais pessoas estão a escolher casar-se com alguém que consideram um amigo em vez de apenas um amante, e esse tipo de relacionamento fornece estabilidade e uma sensação de segurança.