Muitas vezes falamos muito sobre os diferentes nutrientes e antioxidantes presentes nos alimentos e se eles são benéficos para o colesterol, o sistema imunológico ou a circulação. Mas pouca gente sabe que existe um nutriente conhecido como “vitamina dos olhos ” pelos seus benefícios para a visão e que seu consumo é recomendado para prevenir catarata.
A luteína é um tipo de pigmento orgânico chamado carotenoide que está relacionada com o betacaroteno e à vitamina A.
Esse pigmento é um dos principais carotenoides encontrados no olho humano , tanto na mácula quanto na retina, e funciona como uma espécie de filtro que protege os tecidos do impacto da luz solar.
Embora seja comumente encontrado em muitos alimentos, também é tomado por via oral para prevenir doenças como catarata ou degeneração macular relacionada com a idade.
Nestes casos , a dose de suplementos de luteína recomendada pelos especialistas costuma ficar entre 10 miligramas e 20 miligramas por dia.
Apesar disso, a luteína pode ser facilmente obtida de vários alimentos, como vegetais, geralmente verdes ou amarelo-alaranjados, como espinafre , couve, milho, pimentão laranja, kiwi, uvas, abobrinha e abóbora.
Entre os produtos de origem animal, a gema do ovo é a única que apresenta uma quantidade considerável de luteína e zeaxantina concentradas, o que dá à gema a cor amarela.