Mantenha distância
Durante a comunicação, um manipulador mudará a sua máscara: com uma pessoa pode ser extremamente educado, enquanto com outra pode reagir com violência. Numa situação far-se-á passar por alguém indefeso, enquanto noutra deixará aparecer o seu lado agressivo. O melhor é manter uma distância segura dessa pessoa e não se relacionar com ela a menos que seja realmente necessário.
Não a leve a sério
A tarefa de um manipulador é brincar com suas fraquezas. Não surpreende se, na presença de alguém assim, você passar a sentir a sua “incapacidade” e até tentar culpar a si mesmo por não obedecer às ordens daquela pessoa. Identifique essas emoções e lembre-se que o problema não está em si. Analise a sua relação com um manipulador respondendo mentalmente às seguintes perguntas:
Esta pessoa demonstra verdadeiro respeito?
As suas exigências e solicitações são bem fundamentadas?
É uma relação equilibrada?
Esta relação impede-me de manter uma boa relação comigo mesmo?
Faça perguntas para testar
Os manipuladores tentarão coagir com as suas solicitações ou pedidos, fazendo com que a pessoa se esqueça de si mesma e das suas necessidades. Se o manipulador tentar ofender ou refutar os argumentos, mude o foco de atenção: de si mesmo para seu interlocutor.
Não se apresse!
Outra das estratégias preferidas do manipulador é forçar a pessoa a responder ou agir de imediato. Numa situação em que o tempo passa depressa, é mais fácil para ele manipular para conseguir o que deseja.
Aprenda a dizer ‘não’
Saber dizer ‘não’ é a parte mais importante na arte da comunicação. Uma negação clara permite que se mantenha imóvel na sua opinião, criando uma boa relação com seu interlocutor (se as intenções dele forem saudáveis).
Fale sobre as consequências
Como resposta às intromissões grosseiras no seu espaço pessoal e à dificuldade em aceitar seu ‘não’, fale ao manipulador sobre as consequências dos seus atos.
Defenda-se de ofensas
Às vezes os manipuladores chegam a ofender ou zombar diretamente, tentando assustar as suas vítimas ou causar nelas algum tipo de sofrimento.