<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Masturbação diária pode evitar o aparecimento do cancro de próstata? A ciência dá a resposta

6 Fevereiro 2025
Forever Young

A  doença é considerada um cancro da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

Praticar exercícios regularmente, manter uma alimentação saudável, não beber, não fumar e consultar-se com um urologista periodicamente após os 40 anos são as principais formas de se proteger da doença. No entanto, a ciência estuda outras maneiras de prevenir a doença.

Ejaculações x redução no risco. Apesar de ainda não ser possível afirmar categoricamente que a masturbação previne o cancro de próstata, é bastante provável que a relação exista. Pesquisas realizadas em diferentes universidades mostraram uma correlação entre a quantidade de ejaculações e a redução no risco da doença.

Os cientistas descobriram que a incidência da doença é menor em jovens (20 a 30 anos) que se masturbam de cinco a sete vezes por semana e também em homens mais velhos (na faixa dos 50 anos) que ejaculam uma vez por semana.

Em 2017, um estudo feito pela Universidade de Harvard (EUA) e publicado pela European Urology concluiu que homens devem masturbar-se 21 vezes ou mais por mês para reduzir o risco de cancro de próstata. A pesquisa foi feita com mais de 31 mil homens num período de 18 anos.