Às vezes, metade da batalha contra a doença é saber como tratar os sintomas adequadamente, mas geralmente é difícil identificar o que se tem.
Uma constipação comum e uma gripe partilham muitos sintomas, mas como a gripe às vezes pode evoluir para algo muito mais sério, perceber as principais diferenças pode ser crucial no controle dos sintomas.
A terapeuta nutricional e farmacêutica do Practice With Confidence, Deborah Grayson, partilhou como diferenciar as duas situações.
«A princípio, os sintomas da constipação geralmente desenvolvem-se gradualmente ao longo de alguns dias e são bastante leves, enquanto o início da gripe geralmente pode aparecer em apenas algumas horas», refere.
No caso de uma constipação, as atividades diárias ainda devem ser administráveis, enquanto os primeiros dias de gripe farão com que a pessoa se sinta tão mal que as atividades normais não serão possíveis.
Outra diferença importante é que a constipação tem sintomas nasais, como nariz escorrendo ou entupido e espirros, e o primeiro sintoma provavelmente é dor de garganta, enquanto todos esses sintomas são menos prováveis na gripe.
Tosses intensas, secas e persistentes são comuns na gripe, assim como dores no corpo e calafrios.
Embora um leve aumento na temperatura seja normal numa constipação, uma gripe pode fazer com que o corpo atinja 39 graus ou mais.
A fadiga é outro indicador. Enquanto uma leve fadiga é normal na constipação, com a gripe ela é muito mais extrema e pode durar semanas após os outros sintomas terem desaparecido.