De acordo com investigadores, consumir chocolate ao leite pode queimar as gordura em mulheres na pós-menopausa, mas tem de ser consumido num horário específico.
Embora comer doces possa não parecer a maneira certa de perder peso, um estudo com mulheres na pós-menopausa sugere que comer uma quantidade concentrada num período limitado da manhã pode ajudar a queimar gorduras e auxiliando na redução dos níveis de açúcar no sangue.
O artigo publicado no The FASEB Journal é de autoria do professor de medicina da Faculdade de Medicina de Harvard, Frank AJL Scheer, e Marta Garaulet, ambas da Divisão de Distúrbios do Sono e Circadianos, Departamentos de Medicina e Neurologia do Brigham and Women’s Hospital, afiliado de Harvard.
Para investigar o impacto do consumo de chocolate ao leite em diferentes momentos do dia, a investigadoras uniram-se a cientistas da Universidade de Múrcia, em Espanha. O ensaio controlado e cruzado teve a participação de 19 mulheres na pós-menopausa, que consumiram 100g de chocolate de manhã — dentro da primeira hora depois de acordarem — ou à noite — dentro da última hora antes de de dormir.
O estudo «sugere que o chocolate, de manhã ou à noite, numa janela estreita de tempo (1 hora), resulta em efeitos diferenciais sobre a fome e o apetite, oxidação do substrato, glicemia de jejum, composição e função da microbiota e ritmos de sono e temperatura. A ingestão de uma quantidade bastante alta de chocolate (100g) concentrada numa janela estreita de tempo (1 hora) de manhã pode ajudar a queimar gordura corporal e a diminuir os níveis de glicose em mulheres na pós-menopausa».