Tempero, produto de limpeza e até para tratar certas doenças, há muitos anos que o homem atribui vários papéis ao vinagre na sua vida. O seu ácido acético é um antimicrobiano importante, além de ser uma substância que dificulta a absorção de carboidratos no intestino, o que diminui as calorias e a produção de gordura.
Para que tenha os efeitos desejados no processo de emagrecimento, especialistas sugerem a diluição de 2 colheres de vinagre de cidra em 100 a 200 mililitros de água ou sumo, e beber antes da refeição, para que ele diminua a absorção de carboidratos e calorias. Além de ser importante que, à mesa, evite ainda o consumo inconsciente de alimentos ricos em açúcares e gorduras.
No entanto, o vinagre de cidra pode ainda ser adicionado para temperar saladas e outros alimentos. Os resultados do seu consumo podem ser mais eficazes se acompanhados de uma dieta equilibrada, com carnes magras, peixes, frutas, legumes, alimentos integrais.
Especialmente a versão biológica do vinagre de maçã pode ser utilizado para ajudar a emagrecer. Estudos sugerem que a sua riqueza em pectina, um tipo de fibra solúvel que absorve água e preenche o estômago, permite reduzir a fome.