<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Demência: sinal de alerta noturno aparece durante o sono ‘décadas’ antes dos primeiros indícios da doença

12 Fevereiro 2025
Forever Young

Pessoas com 35 anos podem apresentar este sintoma, o que pode indicar que desenvolverão demência mais tarde na vida.

Cientistas chamam a atenção para um sinal de alerta precoce de demência que pode aparecer durante o sono. De acordo com este estudo, essa bandeira vermelha pode tornar-se percetível anos ou mesmo décadas antes de outros sintomas.

A pesquisa, publicada no The Lancet , sugere que os pesadelos podem tornar-se comuns muito antes dos problemas de memória e de pensamento característicos da demência se instalarem.

Abidemi Otaiku, da Universidade de Birmingham, que liderou a investigação, disse: «Demonstramos pela primeira vez que sonhos angustiantes, ou pesadelos, podem estar associados ao risco de demência e declínio cognitivo entre adultos saudáveis».

«Isso é importante porque há muito poucos indicadores de risco para demência que podem ser identificados já na meia-idade».

»Embora seja preciso investigar mais para confirmar essas ligações, acreditamos que pesadelos podem ser uma maneira útil de identificar indivíduos com alto risco de desenvolver demência e implementar estratégias para retardar o início da doença».