Partilhar

Estes são os cancros mais comuns nas mulheres: prevenção e o diagnóstico precoce são fatores essenciais

Sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, só em 2020 foram identificados, em Portugal, 26.673 novos casos de cancro em mulheres?

17 Fevereiro 2025
Forever Young

E que o cancro da mama, colorretal, do pulmão, da tiroide e do colo do útero são os 5 tipos de cancro com maior incidência no sexo feminino, também em Portugal?

A prevenção e o diagnóstico precoce são fatores essenciais. Sabe-se que cerca de 40% dos casos de cancro podem ser evitados através de alterações no estilo de vida e rastreios.

Cancro da mama: com uma média de 7.000 novos casos detetados todos os anos em Portugal, este é um dos cancros com maior prevalência no sexo feminino. Apesar de não causar dor nos estádios iniciais, o cancro da mama pode originar alterações físicas visíveis, que não devem ser ignoradas. Qualquer alteração física na mama ou mamilo, nódulo, sensibilidade, vermelhidão ou perda de secreções através do mamilo são fatores a ter em conta.

Realizar o autoexame da mama, uma dieta equilibrada, a prática de exercício físico, não fumar e não consumir álcool em excesso, são algumas formas de prevenção.

Cancro colorretal: só em 2020, 17,4% dos novos casos de cancro detetados em mulheres correspondiam a este tipo de cancro, sendo um dos mais comuns nas pessoas com idade superior a 50 anos. Garantir o consumo adequado de fibras, reduzir o consumo de carnes vermelhas e processadas e a prática de exercício, são fatores essenciais para prevenir este tipo de cancro.
Cancro do pulmão: é o tipo de cancro mais fatal em todo o mundo. Sabe-se que entre 80% a 90% dos doentes com cancro do pulmão fumam ou já fumaram em algum momento da sua vida. Os sintomas mais comuns incluem tosse persistente, falta de ar, infeções pulmonares recorrentes, tosse com sangue e dor ao respirar ou ao tossir.

Sendo um tipo de cancro frequentemente diagnosticado já em estádio avançado, o diagnóstico precoce é crucial. Não fumar, evitar o fumo passivo e evitar locais com elevada poluição atmosférica é também importante, assim como a prática regular de exercício físico.

Cancro da tiroide: é mais comum entre os 25 e os 65 anos e afeta cerca de três vezes mais as mulheres. Sinais de rouquidão inexplicável e persistente e dificuldade na deglutição ou respiração são sinais de alerta. Não expor a garganta a radiação, fazer o autoexame ao pescoço, ter uma alimentação equilibrada e consultar um médico em caso de dores de garganta persistentes, são ações que podem fazer a diferença.

Cancro do colo do útero: o cancro do colo do útero tem sempre na origem uma infeção pelo Papilomavírus Humano (HPV) de alto risco. O HPV é considerado o 2.º carcinogéneo que mais gera cancro, estando associado a 5% dos cancros no geral e a 10% dos cancros na mulher. A vacinação profilática contra o HPV, a realização de citologias de rotina e a utilização de proteção durante as relações sexuais, são as principais medidas de prevenção deste tipo de cancro.

O aumento e envelhecimento populacional e uma maior exposição aos mais variados fatores de risco contribuem para a identificação de dezenas de milhares de novos casos de cancro todos os anos. Pequenos ajustes no estilo de vida e uma maior atenção a alguns sinais de risco e potenciais sintomas podem contribuir de forma decisiva para contrariar esta tendência.

Mais Recentes

«Este é o lugar da casa onde os cães devem dormir», garantem os especialistas

há 12 minutos

Autoridades sanitárias ordenam retirada imediata deste lote de chocolate: está contaminado com salmonela

há 33 minutos

Autoridades de saúde mandam retirar estes preservativos do mercado: «por favor, não os usem», apelam

há 43 minutos

A proteína secreta para retardar o envelhecimento está no seu frigorifico

há 57 minutos

Quase desconhecida em Portugal, esta fruta combate o envelhecimento (e ajuda a perder peso)

há 1 hora

Com que idade uma pessoa é considerada “velha”? A ciência dá a resposta

há 2 horas

Exposição estabelece diálogo artístico com a figura de Cristo

há 2 horas

Opinião: «Osteoartrose, perspetiva atual sobre uma condição debilitante», Nuno Pais e João Espregueira-Mendes, ortopedistas

há 2 horas

Saiba como está de saúde: centro comercial organiza rastreios gratuitos, só tem de comparecer

há 3 horas

Óbito: Morreu Kadance Fredericksen, Miss Teen USA

há 3 horas

Costuma jantar fora? Saiba se os restaurantes podem exigir a entrega de sinal para a reserva de mesa

há 3 horas

Decida o seu futuro: saiba tudo sobre o testamento vital e não deixe as suas decisões nas mãos dos outros

há 3 horas

40 anos de história: centro comercial assinala aniversário com concerto (gratuito) de Marisa Liz

há 4 horas

Óbito: Reveladas as exéquias fúnebres de Manuel Sérgio

há 4 horas

Óbito: Morreu o cantor guineense Américo Gomes

há 4 horas

IRS: Governo elimina obrigação de reporte de juros e subsídio de refeição

há 4 horas

Livraria Lello compra e expõe biblioteca de Amy Winehouse que beijava os livros que amava

há 4 horas

Cancro: cientistas descobrem mecanismo para melhorar a sobrevivência à radiação

há 4 horas

Vaticano: «Papa Francisco passou a noite de forma tranquila»

há 4 horas

Se tem mais de 55 anos não perca tempo: inclua já estes alimentos na sua alimentação

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.