Partilhar

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

Com a chegada do inverno, muitas famílias deparam-se com o aumento das despesas energéticas, sobretudo devido à diminuição das temperaturas e posterior necessidade de tornar as casas mais quentes e confortáveis.

18 Fevereiro 2025
Forever Young

Para dar a volta a esta questão, a UCI apresenta seis dicas que ajudam as famílias a poupar energia, e, assim, reduzir o valor das contas de eletricidade.

Algumas soluções são mais eficazes e têm efeitos a longo prazo, mas também exigem um investimento maior, que pode ser feito com o recurso a capitais próprios ou a crédito para obras, podendo ainda beneficiar de alguns apoios como o Fundo Ambiental:

Isolamento de paredes e coberturas – A maioria das casas em Portugal, especialmente as anteriores a 1990, não possuem isolamento, o que permite uma grande perda de calor do interior da casa para o exterior no inverno. Apostar no isolamento das paredes melhora o conforto térmico da sua casa, torna-a num espaço mais saudável, permite-lhe reduzir as faturas de energia e ainda aumenta o isolamento acústico. Mas é importante não esquecer as coberturas, que são responsáveis por 30% das perdas de calor de uma habitação, sendo por isso um elemento fundamental para assegurar o conforto térmico em casa.

Instalação de janelas eficientes – Segundo dados da ADENE, cerca de 75% das janelas em Portugal têm vidros simples, pouco eficientes, o que prejudica o isolamento térmico das habitações, sendo recomendável a instalação de janelas eficientes que diminuam a perda de calor para o exterior. No site do Fundo Ambiental, na Plataforma Vales de Eficiência, pode encontrar uma listagem de fornecedores de janelas eficientes que pode ajudar no processo.

Outras soluções são mais em conta, que permitem também poupar energia, e que podem ajudar a compensar os maiores consumos de energia com o aquecimento no inverno:

Optar por lâmpadas LED – As lâmpadas LED consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas tradicionais. Por isso mesmo, uma das formas mais eficazes, baratas e rápidas de poupança de energia é substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED. E claro, sempre que possível, aproveite a luz solar.

Aplicar vedantes em portas e janelas – O isolamento térmico é, sem dúvida, a melhor opção no que toca a melhorar a performance energética das habitações, no entanto, é também das mais caras. Contudo, pode optar por aplicar vedantes em portas e janelas, de forma a evitar a perda de calor ou de ar condicionado. Com a instalação de vedantes, é possível bloquear as correntes de ar, de modo a melhorar a eficiência energética e, por sua vez, diminuir os custos com aquecimento ou refrigeração.

Desligar aparelhos em standby – Ao contrário do que se possa pensar, os aparelhos em modo standby continuam a consumir energia. Por isso, para reduzir a sua fatura energética, deve mesmo desligar todos os aparelhos quando não estiverem a ser usados, o que pode fazer, por exemplo, recorrendo a extensões com interruptores.

Escolher eletrodomésticos eficientes – Sempre que comprar um novo eletrodoméstico, opte por equipamentos com classificação energética A ou superior. Estes consomem menos energia, o que se traduz em poupanças significativas a longo prazo.

 

Mais Recentes

«Papa Francisco já não está em risco de vida», revela Vaticano agora mesmo

há 30 minutos

Já há uma data para o fim dos telemóveis: saiba quando e o que os vais substituir

há 39 minutos

Opinião: «Mitos e verdades sobre o impacto da creatina na saúde capilar», Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya

há 1 hora

Quantas vezes por semana devemos tomar banho? Especialistas dão a resposta

há 3 horas

Inteligência emocional: «A arte de falar e de ouvir sem trocar palavras», Raul de Orofino, ator, orador e professor

há 3 horas

Esta moeda vale mais de 500 mil euros: esta é a razão

há 3 horas

Ex-mulher de Elon Musk revela o segredo mais bem guardado sobre o sucesso do dono da Tesla

há 3 horas

«Este é o lugar da casa onde os cães devem dormir», garantem os especialistas

há 5 horas

Autoridades sanitárias ordenam retirada imediata deste lote de chocolate: está contaminado com salmonela

há 5 horas

Autoridades de saúde mandam retirar estes preservativos do mercado: «por favor, não os usem», apelam

há 5 horas

A proteína secreta para retardar o envelhecimento está no seu frigorifico

há 6 horas

Quase desconhecida em Portugal, esta fruta combate o envelhecimento (e ajuda a perder peso)

há 6 horas

Com que idade uma pessoa é considerada “velha”? A ciência dá a resposta

há 6 horas

Exposição estabelece diálogo artístico com a figura de Cristo

há 7 horas

Opinião: «Osteoartrose, perspetiva atual sobre uma condição debilitante», Nuno Pais e João Espregueira-Mendes, ortopedistas

há 7 horas

Saiba como está de saúde: centro comercial organiza rastreios gratuitos, só tem de comparecer

há 7 horas

Óbito: Morreu Kadance Fredericksen, Miss Teen USA

há 8 horas

Costuma jantar fora? Saiba se os restaurantes podem exigir a entrega de sinal para a reserva de mesa

há 8 horas

Decida o seu futuro: saiba tudo sobre o testamento vital e não deixe as suas decisões nas mãos dos outros

há 8 horas

40 anos de história: centro comercial assinala aniversário com concerto (gratuito) de Marisa Liz

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.