<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O alerta chega do lado de lá do Atlântico: «gripe das aves propaga-se a vacas e a veterinários»

19 Fevereiro 2025
Forever Young

A gripe aviária (H5N1) está a propagar-se nos Estados Unidos entre as vacas leiteiras desde o ano passado.

Três veterinários que lidam com vacas testaram positivo a anticorpos contra a gripe das aves nos Estados Unidos, de acordo com um novo estudo que sugere que nem todas as infeções pelo vírus estão a ser detectadas, avança a Euronews.

«O atual surto de gripe aviária (H5N1) em vacas leiteiras nos EUA foi descoberto pela primeira vez em março de 2024 e já se espalhou a 968 manadas leiteiras, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC)», refere a noticia..

Registaram-se 68 casos confirmados em seres humanos e uma morte nos EUA, mas não há relatos de propagação entre pessoas, acrescenta a Euronews.

«Num estudo recentemente publicado pelos CDC, 150 veterinários de vacas dos EUA e do Canadá fizeram análises ao sangue para detecção de anticorpos contra a gripe aviária, a fim de determinar se tinham tido uma infeção recente por gripe das aves», afirma a Euronews.

Dos três veterinários norte-americanos que apresentaram anticorpos contra o vírus, nenhum relatou sintomas anteriores de gripe ou conjuntivite, que é frequentemente um sintoma de infeções humanas por gripe das aves. Isto sugere que a monitorização apenas dos trabalhadores sintomáticos expostos pode “subestimar a infeção humana”, afirmou o CDC.