Partilhar

Costuma fazer compras na Shein, Temu e AliExpress? Saiba que pode vir a pagar mais caro (há uma razão para isso)

A União Europeia prepara-se para acabar com a isenção de taxas alfandegárias nas compras online até 150 euros. O objetivo é combater a entrada de produtos considerados “perigosos” no espaço europeu. Mas o que pode isto significar para as compras realizadas em sites como a Temu, a Shein ou o AliExpress?

20 Fevereiro 2025
Forever Young com DECO

A Comissão Europeia quer que os Estados-membros da União Europeia (UE) adotem novos controlos aduaneiros para combater a entrada de “produtos perigosos” na Europa e promover a sustentabilidade. Entre as medidas que poderão, em breve, avançar, pode estar o fim da isenção de direitos aduaneiros para encomendas até 150 euros, provenientes de países fora da UE, avança a DecoProteste.

«Entre as plataformas de comércio online que poderão ser mais impactadas pelo fim da isenção de taxas aduaneiras para compras até 150 euros estão as chinesas Shein, Temu e AliExpress, conhecidas por venderem produtos a baixo custo», refere a DecoProteste. Assim, «se a medida avançar, as compras realizadas nestas plataformas poderão ficar mais caras, uma vez que a eliminação do limiar de 150 euros pode levar a que todas as compras online efetuadas fora da UE fiquem sujeitas a direitos aduaneiros, mesmo que sejam produtos de baixo custo», sublinha a DecoProteste.

12 milhões de encomendas entram na UE todos os dias

Em 2024, entraram na União Europeia cerca de 4,6 mil milhões de mercadorias de baixo valor, o que equivale a cerca de 12 milhões de encomendas abaixo de 150 euros por dia. Atualmente, todas as compras até 150 euros realizadas em plataformas online fora da UE estão isentas do pagamento de direitos aduaneiros. Contudo, já foram identificados alguns riscos neste tipo de mercadorias de baixo valor, nomeadamente para a saúde e segurança dos consumidores, sobretudo, as crianças. Além disso, o elevado número de embalagens expedidas e transportadas deixam uma pegada ambiental considerável.

Em comunicado, a Comissão Europeia diz que a entrada deste tipo de mercadorias na União Europeia, em 2024, “duplicou relativamente a 2023 e triplicou relativamente a 2022, tendo muitas destas mercadorias sido consideradas não conformes com a legislação europeia. Este crescimento exponencial suscita graves preocupações por se registar um aumento cada vez maior da quantidade de produtos nocivos introduzidos na UE. Além disso, os vendedores europeus, que respeitam as rigorosas normas da UE em matéria de produtos, correm o risco de ser prejudicados por práticas desleais e pela venda de produtos contrafeitos através de plataformas online”.

Além do fim da isenção de direitos aduaneiros para compras online até 150 anos, a União Europeia planeia também adotar medidas para reforçar o controlo aduaneiro, proteger os consumidores de práticas comerciais desleais, promover a sustentabilidade, facilitar a supervisão do comércio eletrónico e reforçar a cooperação internacional em matéria de segurança dos produtos.

DECO PROteste defende que medida protege os consumidores

Para a DECO PROteste, o fim da isenção de direitos para as encomendas online com um valor até 150 euros é uma medida com um impacto muito positivo, uma vez que visa salvaguardar a proteção dos direitos dos consumidores europeus, bem como a proteção da indústria europeia.

A organização de defesa do consumidor lembra, ainda, que a União Europeia, em conjunto com a rede de Cooperação no domínio da defesa do consumidor (CPC), lançou recentemente uma investigação para identificar eventuais infrações das plataformas de comércio online na defesa dos direitos dos consumidores. Este tipo de iniciativas é, de acordo com a DECO PROteste, positiva, uma vez que visam o reforço da confiança dos consumidores num mercado que se encontra em plena expansão.

Mais Recentes

A doença comum que pode causar Alzheimer e afeta mais da metade da população

há 10 minutos

Vai fazer obras em casa? Siga estas 5 dicas

há 33 minutos

Swing, viagra e sem medo de engravidar: o despertar sexual dos maiores de 60 anos

há 40 minutos

«Estes alimentos são piores que o tabaco e são a maior causa de morte prematura», alerta especialista

há 1 hora

Uma das estações de comboios mais incríveis do mundo fica em Portugal: já a visitou?

há 1 hora

7 destinos sobrenaturais perfeitos para visitar nesta primavera

há 2 horas

Se está a pensar visitar um museu nesta Páscoa é melhor repensar essa opção e este é o motivo

há 2 horas

Sistema de inteligência artificial ajuda navegação e orientação de pessoas cegas

há 2 horas

Prática semanal de 150 minutos de exercício baixa risco e cancro

há 2 horas

Investigadores estudam quase 80 mil homens e descobrem conexão entre esperma e expectativa de vida

há 18 horas

Opinião: «Animais de companhia – estimar, mas também cuidar, para o bem de todos», Bernardo Soares, UPPartner

há 19 horas

Diga adeus à secura vaginal: esta planta medicinal rica em ácidos gordos é perfeita para este sintoma da menopausa

há 19 horas

Harvard recomenda: «mulheres com mais de 50 anos devem comer isto para um envelhecimento saudável»

há 20 horas

A manicura antienvelhecimento que proporciona o efeito de ‘mãos perfeitas’

há 20 horas

«Este é o número máximo de cafés que pode beber por dia sem colocar a saúde em risco», garante especialista

há 20 horas

«Este é o perigo de se comer presunto todos os dias», alerta especialista

há 21 horas

Nem álcool nem refrigerante: esta é a bebida que mais causa danos ao cérebro

há 21 horas

A importância da atividade física para a saúde: dicas para se começar a mexer

há 21 horas

Dicas para cuidar da saúde digestiva nesta Páscoa

há 21 horas

Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio está de volta e nós descobrimos quando e onde

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.