Partilhar

Ao cuidado de pais e avós: TikTok lança novas ferramentas para tornar «mais simples» supervisão

O TikTok anunciou hoje uma atualização e novas ferramentas que tornam “mais simples” a supervisão dos pais sobre os filhos na plataforma, entre as quais uma nova funcionalidade de meditação, disse hoje à Lusa o porta-voz.

11 Março 2025
Forever Young com Lusa

Entre as mudanças apresentadas hoje há “algumas atualizações que esperamos que tornem mais simples a supervisão que as famílias e os pais têm no TikTok em relação aos seus filhos”, afirmou, em entrevista à Lusa, o responsável pelas relações governamentais para o Sul da Europa (‘head of government relations TikTok SEU).

Em particular, “o que estamos a anunciar” é a atualização da “nossa ferramenta de emparelhamento familiar, que é uma ferramenta que já foi desenvolvida há cinco anos” e que permitia aos pais terem maior controlo e entendimento da experiência dos filhos no TikTok, prosseguiu Enrico Bellini.

Agora, com este anúncio e atualização na rede social de vídeos curtos, o TikTok dá especial enfoque a três áreas, as quais estarão disponíveis “globalmente”, o que inclui a Europa e, naturalmente, Portugal.

A primeira “é que estamos a tornar muito mais fácil para os pais e para aqueles que têm responsabilidade sobre as crianças e cuidadores reservar um tempo quando podem porque não querem que seus adolescentes usem o TikTok”, apontou.

Ou seja, agendam um tempo no dia e, nesse período, as crianças e adolescentes “não poderão usar” o TikTok”, referiu o porta-voz.

Esta funcionalidade do emparelhamento familiar, que permite aos encarregados de educação bloquear o acesso dos adolescentes ao TikTok em horários que eles próprios definem, chama-se Time Away.

Há também a “possibilidade de dar um pouco mais de tempo, mas isso ficará sob o controlo dos pais”, acrescentou Enrico Bellini.

A segunda grande mudança é que “vamos tornar muito mais fácil para os pais entenderem quem os seus filhos adolescentes estão a bloquear” e quais as contas relacionadas e quem seguem e quem são os seguidores, para perceber o que fazem ‘online’.

A funcionalidade Family Pairing permite aos pais/tutores saber quem é que os adolescentes estão a seguir no TikTok, quem os segue e as contas que os adolescentes bloquearam.

“Com uma maior visibilidade da rede dos jovens, os responsáveis estarão melhor preparados para manter conversas regulares e ajudar os seus filhos a desenvolver as competências de literacia digital necessárias para navegar pelas experiências ‘online'”, de acordo com a plataforma.

Além disso, nos próximos meses, quando um adolescente reportar um vídeo que considere estar em violação das regras do TikTok, poderá escolher alertar um pai, cuidador ou outro adulto de confiança ao mesmo tempo, mesmo que não esteja a utilizar a ferramenta de emparelhamento familiar.

“E, finalmente, estamos a tentar ajudar” os jovens “a desligar à noite”, com a nova funcionalidade da meditação, para que eles aprendam a “importância de relaxar” e desligar da plataforma.

A funcionalidade de meditação na aplicação está desenhada para ajudar os adolescentes a diminuir a sua presença no TikTok depois das 22:00.

“Se um adolescente com menos de 16 anos estiver no TikTok depois das 22:00, o seu ‘feed For You’ será interrompido com a nova funcionalidade ‘wind down’. Trata-se de uma apresentação no ecrã com música relaxante para ajudar os adolescentes a relaxarem e a estarem mais conscientes do tempo”, refere a plataforma.

Estas funcionalidades são aplicadas aos jovens entre os 13 e os 18 anos.

O TikTok é uma plataforma em crescimento com mais de 1.000 milhões de pessoas a nível mundial, 159 milhões de utilizadores na União Europeia (UE) e 175 na Europa. Em Portugal, tem 3,9 milhões de utilizadores mensais.

“A nossa expectativa é que possamos fornecer mais ferramentas e possamos facilitar os pais e cuidadores a terem uma conversa sobre o uso da nossa aplicação com seus adolescentes”, sublinhou.

Desde o lançamento do ‘feed’ de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) “que este está agora disponível em mais de 100 países e, todas as semanas, milhões de adolescentes podem desfrutar”, afirma a plataforma.

ALU // CSJ

Lusa/Fim

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 5 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 6 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 7 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 8 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 9 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 10 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 11 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.