<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Investigadora alerta para risco de usar IA como psicoterapeuta

21 Março 2025
Forever Young com Lusa

A professora sublinhou que os profissionais de saúde podem utilizar a IA como auxiliar, mas os pacientes não podem usar o sistema como se fosse um verdadeiro psicoterapeuta.

Há pessoas com doença mental que não recorrem a ajuda profissional, porque acreditam consegui-la através da IA, alerta a investigadora e psicoterapeuta Mariana Barbosa. “Algumas pessoas não chegam sequer a procurar psicoterapia por estarem na ilusão de que têm um psicoterapeuta virtual”, disse a investigadora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) do Porto, em declarações à Lusa.

Mariana Barbosa recordou uma situação em que uma paciente chegou a uma consulta com um diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção, elaborado pelo ChatGPT, que estava errado.

A psicoterapeuta mencionou que as sugestões da IA prejudicam os pacientes através dos erros de diagnóstico e das recomendações de estratégias, sem a devida avaliação psicológica da pessoa.

Os pacientes entram numa ilusão e acreditam que têm um psicoterapeuta virtual, excluindo o verdadeiro profissional de saúde, acrescentou Mariana Barbosa. A investigadora disse ainda que existem pessoas deprimidas e com pensamentos suicidas que não recorrem à ajuda profissional, por lidarem com o problema através da IA.

LUSA

Mais Recentes

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 5 minutos

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 18 minutos

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 28 minutos

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 38 minutos

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 48 minutos

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 58 minutos

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 1 hora

Sabe qual é o estilo de música que afeta o seu cérebro e o pode tornar menos inteligente?

há 1 hora

É este o método mais saudável para cozinhar brócolos, segundo cientistas. Mas tem de ter atenção a um pormenor

há 1 hora

Morangos, mexilhões (e não só). Porque é que podemos contrair hepatite A com alguns alimentos’

há 2 horas

Este destino paradisíaco é o país menos visitado do mundo (e é fácil perceber porquê…)

há 2 horas

O que acontece ao corpo se chegarmos aos 50 °C? Médicos alertam: «calor extremo pode ser mais perigoso do que imaginamos»

há 2 horas

5 sinais silenciosos nas unhas que podem indicar cancro — e que não deve ignorar

há 2 horas

Acha que sabe tomar banho? Especialista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

há 2 horas

Concerto de Beyoncé quase termina em tragédia após falha técnica com carro voador

há 2 horas

Gostava de morar na casa de Karl Lagerfeld? A luxuosa mansão do ícone da moda vai a leilão e o valor pode surpreender

há 3 horas

E se fosse consigo? Imagine que ganhou a lotaria…só que não, foi engano. Aconteceu mesmo e já há despedimentos

há 3 horas

Investigadores portugueses desenvolvem modelo de IA que prevê risco de morte após AVC

há 3 horas

10 fatos tão surpreendentes que parecem fake news, mas que são mesmo verdade

há 3 horas

India Malhoa lança novo álbum “Não Te Convidei” — uma afirmação de liberdade e identidade

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.