O desporto surgiu o ano passado na E1 Series,campeonato onde apenas podem competir barcos 100% elétricos tendo chamado a atenção de grandes estrelas do futebol, ténis, críquete, basquetebol e futebol americano. além de personalidades do mundo do entretenimento. Todos investiram, sendo que deram nome às respectivas equipas.
Rodi Basso, CEO e cofundador da E1, disse à CNN que o «mediatismo destas celebridades ajuda a promover o novo desporto, como parte do nosso acordo, eles precisam de postar antes, durante e depois da corrida».
«Este número de seguidores para um desporto recém-nascido é incrível e sabemos, pela nossa experiência, que em todas as outras plataformas desportivas foram necessários cinco a dez anos para chegar perto destes KPI (indicadores-chave de desempenho)», refere o empresário italiano.
A E1 foi fundada por Basso e pelo empresário Alejandro Agag, que em 2014 criou um campeonato de desportos motorizados totalmente elétricos, a Fórmula E.
No desporto só podem competir barcos elétricos capazes de atingir os 93 quilómetros por hora, sendo que quando atingem velocidades superiores a 31 km/hora, o casco do navio ergue-se.
Grande parte do financiamento vem do Fundo de Investimento Público (PIF) controlado pelo governo da Arábia Saudita. Este ano são já 9 as equipas lideradas por personalidades famosas.
foto: E1 Series