Um peixe rico em ómega-3 é um prato que não pode faltar na sua alimentação semanal. De acordo com a American Heart Association, devemos comer peixe rico em gorduras insaturadas pelo menos duas vezes por semana devido aos seus benefícios para a saúde cardiovascular.
Normalmente, as pessoas costumam pensar em sardinha, bacalhau ou salmão, que são os principais peixes ricos nesse nutriente. Porém, há outra possibilidade que passa mais despercebida e cuja temporada atinge o auge em abril.
O linguado é um peixe branco cujos melhores meses para consumo são março e abril, em primavera. De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), «a maior abundância de oferta coincide com os meses mais frios, entre novembro e março, embora a sua presença no mercado seja constante, a partir de outras espécies de origem internacional (principalmente africanas) que a substituem».
A referida organização destaca ainda que este peixe é rico em «proteínas, ácidos gordos ómega-3, selénio, fósforo, iodo, vitamina B12, niacina e vitamina B». é ainda referido que «estes nutrientes fazem do linguado a escolha ideal para quem procura um peixe saudável, fácil de digerir e repleto de benefícios à saúde».
O linguado é conhecido pela sua «carne magra» e por ser «fonte de ácidos gordos poli-insaturados ómega-3 e proteínas de alto valor biológico». Entre os minerais, é fonte de selénio, fósforo e iodo.
Em relação às vitaminas, destaca-se o seu teor de vitamina B12, já que uma porção de linguado fornece 55% da ingestão recomendada de vitamina B12 para homens e mulheres de 20 a 39 anos que praticam atividade física moderada.