Através das redes sociais, a Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta, entre outras recomendações, que “nunca” pode perder “a bagagem de vista” e que deve ter os seus documentos “sempre à mão e com cópias”.
A PSP alerta que “consulte antecipadamente a lista de artigos proibidos no site do aeroporto ou da companhia aérea”, alertando que “ignorar este cuidado pode atrasar o seu embarque e resultar em sanções legais”.
Não abandone malas ou mochilas, pois “bagagem sem vigilância pode gerar alarmes de segurança, pode levar à evacuação de áreas e intervenção de equipas especializadas”.
Deverá também ter “sempre o seu documento de identificação válido e à mão” – de modo a evitar “atrasos nos controlos de segurança e embarque” -, evitando deixá-los “no bolso de trás” ou em “bolsas abertas”.
Se vai de carro próprio até ao aeroporto, recorde que deve estacionar “apenas nas zonas permitidas”. A PSP vinca que “o estacionamento em zonas proibidas pode causar riscos de segurança e obstrução de acessos de emergência”, sendo que a sua viatura poderá ainda “ser rebocada e sujeita a fiscalização adicional”.