<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sente-se inchado? Saiba por que isso acontece e como obter alívio rápido

2 Maio 2025
Forever Young

O inchaço pode ser desconfortável e, às vezes, constrangedor. Entre 10% e 25% das pessoas sofrem de inchaço ocasional.

Inchaço é aquela sensação desconfortável, cheia e apertada no estômago. Pode sentir que a barriga está cheia, inchada, às vezes sensível, e isso pode causar desconforto. Também pode fazer a barriga parecer maior. Algumas pessoas reclamam de estarem tão inchadas que parecem grávidas.

Essa sensação desconfortável e cheia é causada pelo acumular de pressão dentro do estômago.

Causas do inchaço

Comer em excesso pode distender o estômago, o que pode causar inchaço. Quando come em excesso, o estômago fica muito cheio.

Comer muito rápido é outra causa de inchaço. Quando se come muito rápido, é mais provável que engula ar. O estômago enche-se de ar, o que faz com que se encha de gases.

Gases e problemas digestivos. O excesso de gases no trato digestivo pode causar inchaço. Gases podem ser produzidos durante a digestão de certos alimentos, e um desequilíbrio nas bactérias intestinais pode agravar o problema. Certas condições comuns podem causar gases, como síndrome do intestino irritável, doença celíaca e doença do refluxo gastroesofágico .

Intolerâncias alimentares. Algumas pessoas sofrem de inchaço devido a sensibilidades alimentares, como intolerância à lactose ou ao glúten . Quando o corpo é intolerante a certos alimentos, não consegue decompô-los antes que cheguem ao cólon. Ao chegar ao cólon, cria bolhas de gás, que vão para o estômago. Identificar e evitar alimentos que desencadeiam o inchaço ajuda a controlar.

Prevenção de inchaço
Não coma muito
Mastigue bem os alimentos e coma devagar. Ponha porções menores no prato. Ao comer mais devagar, começará a sentir quando a barriga estiver cheia. Comerá menos se conseguir sentir quando o corpo já comeu o suficiente.

Evite alimentos salgados e gordurosos
Alimentos ricos em sal e gordura são mais difíceis de serem digeridos pelo sistema digestivo. Isso leva à formação de mais gases.

Mantenha-se hidratado
Beber água pode ajudar a movimentar os alimentos pelo sistema digestivo, prevenindo obstipação e inchaço.

Alívio rápido do inchaço
Chá
Hortelã-pimenta, gengibre e camomila têm propriedades anti inchaço. Hortelã-pimenta e gengibre relaxam os músculos do estômago, o que reduz os espasmos e a sensação de inchaço. A camomila é uma erva anti-inflamatória que ajuda a reduzir o inchaço. O calor do chá também ajuda a relaxar o corpo.

Medicamentos de venda livre
Certos medicamentos de venda livre ajudam a aliviar temporariamente o inchaço. Aliviam o inchaço e o desconforto causados ​​por excesso de ácido estomacal. No entanto, para outras causas de inchaço, como gases ou alimentação excessiva , remédios alternativos podem ser mais eficazes.

Aquecer
Use uma compressa morna, uma bolsa de água quente ou uma bolsa térmica. Aplicar calor no abdômen pode ajudar a relaxar os músculos. O calor ajuda a aliviar a dor abdominal que acompanha o inchaço. Quando os músculos estão mais relaxados, o corpo consegue digerir com mais conforto.

Mexa-se
A atividade física pode estimular a digestão e aliviar o inchaço. Incorpore exercícios leves, como caminhada ou alongamento, à sua rotina.