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Psicologia da perceção: sem semáforos, por que não houve mais acidentes durante o apagão?

2 Maio 2025
Forever Young

O arquiteto Pedro Torrijos destaca que o cérebro funciona através da interpretação das informações que recebe dos cinco sentidos.

O trânsito nas estradas e nas cidades foi um dos maiores desafios impostos pela grande queda de energia de segunda-feira. A queda de energia deixou os semáforos fora de serviço e causou uma série de engarrafamentos. Embora a policia tenha sido destacada para alguns cruzamentos, em muitos lugares o respeito pelas conversões de trânsito foi deixado ao público. E o dia foi tranquilo.

Apesar da preocupação com possíveis acidentes e colisões de veículos, as autoridades destacaram a ausência de incidentes significativos durante o dia sem energia elétrica.

Mas como é possível que acidentes não tenham ocorrido na ausência de semáforos? Alguns especialistas sugerem que um fenómeno psicológico foi o motivo pelo qual ficamos mais cautelosos ao volante na segunda-feira.

Esse fenómeno ao qual  dão o nome de perceção, vai muito além do simples ato de captar informações através dos cinco sentidos. Mais precisamente, é o processo pelo qual o cérebro cria uma interpretação do ambiente à nossa volta com base nas informações fornecidas pelos sentidos.

Foi o que explicou o arquiteto Pedro Torrijos no seu perfil no X, no qual definiu a perceção como «uma força invisível que governa todos os nossos movimentos».

«Nosso cérebro está constantemente a analisar espaços e dimensões inconscientemente e opera de acordo com regras que muitas vezes não têm nada a ver com qualquer realidade física, mas sim com nossa perceção psicológica dos espaços.

Quando dirigimos numa rua com calçadas, transferimos a responsabilidade para esses elementos. Consideramos a estrada como propriedade dos carros e só paramos em semáforos ou faixas de pedestres, mesmo sabendo que crianças (e alguns adultos) tendem passar.

Por essa razão, quando de repente percebemos na segunda-feira que os semáforos não estavam a funcionar e que tínhamos que passar por cada cruzamento, os cérebros fizeram uma nova interpretação das ruas. Não podíamos confiar nas curvas indicadas nos semáforos , então reduzíamos a velocidade e parávamos o carro toda as vezes que encontrávamos um pedestre ou outro carro.

A autoridade do semáforo desapareceu e  o cérebro exerce a responsabilidade de negociar com os outros.

É por isso que o arquiteto ressalta que uma rua onde carros e pedestres podem circular sem limites separando os dois circuitos pode ser mais segura do que uma via com postes e semáforos. No segundo, contamos com esses elementos.

 

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