O trânsito nas estradas e nas cidades foi um dos maiores desafios impostos pela grande queda de energia de segunda-feira. A queda de energia deixou os semáforos fora de serviço e causou uma série de engarrafamentos. Embora a policia tenha sido destacada para alguns cruzamentos, em muitos lugares o respeito pelas conversões de trânsito foi deixado ao público. E o dia foi tranquilo.
Apesar da preocupação com possíveis acidentes e colisões de veículos, as autoridades destacaram a ausência de incidentes significativos durante o dia sem energia elétrica.
Mas como é possível que acidentes não tenham ocorrido na ausência de semáforos? Alguns especialistas sugerem que um fenómeno psicológico foi o motivo pelo qual ficamos mais cautelosos ao volante na segunda-feira.
Esse fenómeno ao qual dão o nome de perceção, vai muito além do simples ato de captar informações através dos cinco sentidos. Mais precisamente, é o processo pelo qual o cérebro cria uma interpretação do ambiente à nossa volta com base nas informações fornecidas pelos sentidos.
Foi o que explicou o arquiteto Pedro Torrijos no seu perfil no X, no qual definiu a perceção como «uma força invisível que governa todos os nossos movimentos».
«Nosso cérebro está constantemente a analisar espaços e dimensões inconscientemente e opera de acordo com regras que muitas vezes não têm nada a ver com qualquer realidade física, mas sim com nossa perceção psicológica dos espaços.
Quando dirigimos numa rua com calçadas, transferimos a responsabilidade para esses elementos. Consideramos a estrada como propriedade dos carros e só paramos em semáforos ou faixas de pedestres, mesmo sabendo que crianças (e alguns adultos) tendem passar.
Por essa razão, quando de repente percebemos na segunda-feira que os semáforos não estavam a funcionar e que tínhamos que passar por cada cruzamento, os cérebros fizeram uma nova interpretação das ruas. Não podíamos confiar nas curvas indicadas nos semáforos , então reduzíamos a velocidade e parávamos o carro toda as vezes que encontrávamos um pedestre ou outro carro.
A autoridade do semáforo desapareceu e o cérebro exerce a responsabilidade de negociar com os outros.
É por isso que o arquiteto ressalta que uma rua onde carros e pedestres podem circular sem limites separando os dois circuitos pode ser mais segura do que uma via com postes e semáforos. No segundo, contamos com esses elementos.