Cozinha japonesa com sabores açorianos e madeirenses é a proposta do evento “Mirante convida Yuki”, um desafio lançado pelo chef Pedro Rosa, do restaurante Mirante Rooftop (Senhora da Rosa – Ponta Delgada), ao chef Júlio Pereira, do restaurante Yuki (Grupo Kampo – Funchal). Os dois chefs vão preparar um menu único de “7 Momentos”, servido apenas durante duas noites, que funde a sofisticação da cozinha japonesa com os sabores autênticos dos Açores e da Madeira. Os dois talentos da cozinha nacional prometem surpreender com um menu onde tradição e inovação se encontram à mesa.
Estes dois encontros gastronómicos propõem uma viagem entre arquipélagos através de alguns dos seus ingredientes, celebrando a riqueza dos produtos regionais num formato íntimo e sensorial. Apenas 20 lugares estarão disponíveis por noite, proporcionando uma experiência verdadeiramente exclusiva.
“Este menu a quatro mãos pretende ser uma reflexão da fusão de elementos tradicionais e contemporâneos da culinária oriental. A inspiração para este evento vem do nosso desejo de promover sabores autênticos que ressoem com os ingredientes locais e as tradições que cada um de nós carrega”, explica o chef Pedro Rosa, responsável pela cozinha do Mirante Rooftop, restaurante do hotel Senhora da Rosa – Tradition & Nature.
“Este é um convite que aproxima não só as cozinhas dos dois restaurantes mas também os produtos dos Açores e da Madeira. Este encontro marca essa ligação histórica e geográfica que tem vindo a crescer nos últimos anos. Vamos partilhar o espírito do Yuki, que se inspira no conceito izakaya, – um bar japonês onde se serve comida simples mas carregada de sabor –, unindo a nossa herança gastronómica à autenticidade dos produtos portugueses”, comenta o chef Júlio Pereira, que conta também com a colaboração do chef Carlos Gonçalves, do Grupo Kampo.
Esta sinergia entre ilhas leva a que cada prato tenha sido cuidadosamente elaborado para destacar a qualidade e a frescura dos produtos das diferentes regiões, ao mesmo tempo que busca criar uma experiência gastronómica que dialoga entre o sushi tradicional e as influências inovadoras. Esta ação, que partiu da iniciativa de Pedro Rosa, visa proporcionar noites inesquecíveis, com a troca de experiências e técnicas culinárias que enriquecem ambas as equipas. “Estes jantares não são apenas uma oportunidade para partilhar pratos, são também momentos de celebração da diversidade cultural e gastronómica que Portugal tem para oferecer”, reflete o chef anfitrião.
A conexão entre as ilhas dos Açores e da Madeira à mesa é um exemplo perfeito do poder da colaboração e da união entre os dois arquipélagos, com o fortalecimento das identidades regionais, posicionando ambas as gastronomias no mapa do país.
O menu especial de 7 momentos compõe-se por tradições japonesas com sabores bem conhecidos dos portugueses. É o caso do charuteiro, um peixe abundante da Madeira, da família do lírio, ou mesmo do atum, que está na sua época, sendo assim o momento ideal para o apresentar de forma criativa mas mantendo o seu sabor autêntico. O maracujá, tão característico da Madeira, traz a acidez ideal para cortar a gordura do peixe, e mesmo o mexilhão à Bulhão Pato, trazido pelo chef Júlio Pereira, incorpora a cozinha portuguesa e simboliza a ligação ancestral entre Portugal e o Japão.