A especialista em microbiota Sara Marín Berbell alertou sobre os perigos do consumo de batatas com manchas verdes, que contêm solanina e sabonina, duas substâncias naturais tóxicas. «Se comeu estas batatas, envenenou-se sem saber», refere.
Através da sua conta no Instagram, Marín Berbell explicou que essas manchas são sinais claros de toxicidade e alertou sobre os riscos para a saúde, que podem incluir sintomas como vómitos, diarreia e dor abdominal, e até complicações graves como febre e confusão.
A médico também explicou a origem histórica dessa toxicidade, lembrando que, antigamente, tanto a batata quanto o tomate eram considerados venenosos na Europa.
Embora a toxicidade fatal seja rara, Marín Berbell recomendou extrema cautela e evitar o consumo de batatas com partes verdes.
Por fim, referiu que a única maneira segura de evitar o envenenamento é descartar completamente o tubérculo com manchas verdes, pois a toxicidade pode distribuir-se por toda a batata. «Se vejo uma batata verde, prefiro não comê-la», concluiu.