<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conclave: cardeais iniciam votação de sucessor de Francisco preocupados com unidade da Igreja

7 Maio 2025
Forever Young com Lusa

O cardeal Giovanni Battista Re assinala hoje o início do Conclave eleitoral para escolher o sucessor do Papa Francisco, falecido a 21 de abril, com a última missa pública dos cardeais antes de se reunirem à porta fechada.

A missa ‘Pro Eligendo Romano’ tem lugar na Basílica de São Pedro às 10:00 locais (09:00 em Lisboa) e será presidida pelo decano do Colégio de Cardeais, que já havia celebrado a missa exequial do Papa Francisco, no dia 26 de abril.

Durante a tarde, os 133 cardeais eleitores vão recolher à Casa Apostólica de Santa Marta, no interior do Vaticano, e às 16:30, em procissão reúnem-se na Capela Sistina, para o início fechado do Conclave, fazendo a primeira votação.

A Capela Sistina já está preparada para a votação, a chaminé já foi colocada, os funcionários e assessores já fizeram juramento de segredo, seguindo-se hoje a mesma cerimónia para os 133 cardeais eleitores.

A ordem de votação dos cardeais também já está definida, de acordo com a precedência de cada um na hierarquia formal do Vaticano, ficando, no caso dos portugueses, o patriarca emérito de Lisboa Manuel Clemente com o número 38, seguindo-se António Marto (59.º), Américo Aguiar (97.º) e Tolentino de Mendonça (118.º).

A numeração tem como número um Pietro Parolin, o secretário de Estado do Vaticano que é também o favorito na bolsa de apostas, seguido por Fernando Filoni e depois por Luis Tagle, este último também um dos ‘papabili’.

Os serviços do Vaticano já indicaram que hoje só será feita uma votação, perto das 19:00 locais.

Para conseguir uma vitória, um dos cardeais terá de obter 89 dos 133 votos do colégio eleitoral e serão feitas, a partir de quinta-feira, quatro votações diárias, duas durante a manhã e duas durante a tarde.

No final de cada conjunto de votações, os boletins serão queimados e serão adicionados químicos para garantir que o fumo seja negro, no caso de uma votação não conclusiva, ou branco, no caso de uma votação que eleja o 267.º líder da Igreja Católica e sucessor de São Pedro.

O futuro da Igreja é debatido entre progressistas e tradicionalistas, com cada grupo a pedir um Papa que responda às suas preocupações.

A discussão sobre mudanças estruturais na relação da Igreja com o mundo iniciada por Francisco aponta que exista uma maioria de cardeais menos conservadores, mas há muitos analistas que apontam ao jesuíta argentino a falta de alterações concretas na prática da Igreja.

Os mais conservadores acusam Francisco de ter aberto a Igreja em demasia ao diálogo, colocando em causa os alicerces da instituição.

Na sua homilia durante a missa exequial, Giovanni Battista Re (91 anos), da velha guarda dos cardeais, sublinhou o trabalho do antigo Papa na abertura da Igreja aos mais pobres e excluídos, em particular os imigrantes.

“Com o vocabulário que lhe era característico e com a sua linguagem rica de imagens e metáforas, procurou sempre iluminar os problemas do nosso tempo com a sabedoria do Evangelho, oferecendo uma resposta à luz da fé e encorajando-nos a viver como cristãos os desafios e as contradições destes anos cheios de mudanças, que ele gostava de descrever como uma ‘mudança de época'”, disse o cardeal Re, perante uma Praça de São Pedro cheia de fiéis anónimos e membros de mais de centena e meia de delegações oficiais.

Em mais do que um momento do seu discurso, o cardeal ouviu aplausos, particularmente quando referenciava a abertura de Francisco.

Ao longo do pontificado, o jesuíta argentino tentou promover a discussão interna, a partir das bases, sobre que mudanças executar na Igreja.

Temas polémicos como padres casados, o acesso das mulheres ao diaconado permanente, o regresso dos divorciados, o tratamento a dar aos ‘gays’ e a relação da Igreja com outras religiões são parte dessa discussão interna, que partiu de movimentos de leigos, denominada Processo Sinodal.

A acompanhar o Conclave vai estar o mundo mediático, com 2.500 jornalistas acreditados para estes dias no Vaticano, como é evidente nos vários diretos televisivos na zona em redor da Praça de São Pedro.

O número de jornalistas é tal que o Vaticano organizou uma segunda sala de imprensa para colocar os profissionais acreditados.

Depois da eleição e do fumo branco, o novo Papa irá escolher o seu nome e irá ser apresentado aos fiéis presentes na Praça de São Pedro.

Nessa ocasião, o Conclave termina e os cardeais deixam a Casa de Santa Marta.

Só dias depois, como é tradição na Igreja Católica, é que o novo Papa irá presidir à sua missa de início de Pontificado.

 

PJA // JMR

Lusa/Fim

Mais Recentes

Consiga toalhas de banho sempre macias: siga estas dicas

há 2 horas

Cancro: exame de sangue consegue detetar 50 tipos diferentes da doença

há 3 horas

Os (muitos) benefícios de ser uma boa pessoa

há 21 horas

Organize a roupa de uma forma mais funcional e consiga um dia a dia mais prático

há 22 horas

Primark abre nova loja e nós descobrimos onde

há 23 horas

Hilton Vilamoura junta-se à elite da coquetelaria tropical internacional

há 24 horas

Aproveite o fim de semana e vá ao teatro “antes que tudo dê para o torto”

há 1 dia

Alterações na operação do Metro de Lisboa devido a evento desportivo

há 1 dia

Cancro: «esta proteína pode ser uma cura», revelam cientistas

há 2 dias

O rio mais sujo da Europa está bem perto de nós: «Contém paracetamol e cafeína»

há 2 dias

Os 8 alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento

há 2 dias

Se tem aftas com frequência experimente este vegetal que as faz desaparecer “por magia”

há 2 dias

Tem 114 anos e é o “maratonista mais velho do mundo”: estes 2 alimentos não podem faltar na sua dieta

há 2 dias

Tem 60 anos mas aparenta ter 20: conheça os conselhos e diretrizes vitais para parecer sempre jovem

há 2 dias

Cientistas descobrem relação entre dentaduras e a saúde mental de adultos com mais de 65 anos

há 2 dias

Este é o signo do novo Papa: nascido Robert Prevost e eleito Leão XIV

há 2 dias

Se tem mais de 60 anos saiba que o treino de resistência ajuda a combater a insónia, diz estudo

há 2 dias

Papa Leão XIV: o gesto comovente com o qual demonstrou grande afeto por Francisco

há 2 dias

Cabelo: 8 tons que são tendência em 2025

há 2 dias

As 6 regras de Elon Musk para ser produtivo e bem-sucedido no trabalho

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.