Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18 de maio (domingo), o Museu do Carro Eléctrico preparou um programa especial e gratuito, pensado para todos os públicos. A edição deste ano decorre sob o mote “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, e convida os visitantes a explorar o Museu de forma participativa e criativa, através de um conjunto de atividades ao longo do dia.
O programa arranca às 10h30 com a oficina “A-massa a tua ponte”, integrada no projeto Observatório, onde todos os visitantes, entre os 10 e os 90 anos de idade, são desafiados a construir pontes com materiais do dia a dia, numa atividade que estimula a criatividade. À tarde, pelas 14h30, decorre a visita orientada “Metamorfose sobre carris”, que convida todos os participantes a refletir sobre a evolução dos transportes e as transformações ao longo dos trilhos da história.
Segue-se, às 16h00, a visita guiada “Imagem transformada”, que propõe a reinterpretação do espaço museológico, desafiando as famílias com crianças entre os 6 e 16 anos, a olhar o Museu com outros olhos. O dia termina com uma experiência única, a “Visita fora de horas”, marcada para as 18h30, que junta teatro e um passeio especial, convidando os adultos a embarcar numa viagem pela emblemática linha 1 de carro elétrico.
Em colaboração com outros museus da cidade, o Museu do Carro Eléctrico convida ainda a participarem no desafio MUSEUSPAPER, uma iniciativa que propõe a descoberta de diferentes museus ao longo do dia. Os participantes podem levantar o seu “passaporte” na receção do Museu e, por cada percurso completo, terão uma surpresa à sua espera.
A participação em todas as atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia através do formulário online – https://forms.gle/ZRJZteBAS7L2XFz76