“Praticar atividade física e desporto na terceira idade é uma recomendação de suma importância devido aos enormes benefícios que o exercício oferece para essa faixa etária”, destaca o site da farmacêutica Cinfa. Nesse sentido, o site ND Mais recomenda uma prática específica.
O ioga e os seus benefícios para pessoas mais velhas acontecem porque é uma atividade de “baixo impacto” que pode ser recomendada para pessoas que sofrem de dores nas articulações ou dificuldades de mobilidade.
Existem alguns estilos de ioga que já são pensados para essa faixa etária, como modalidade de ioga que aborda certas limitações físicas, como costas mais rígidas ou joelhos “sensíveis”.
Os adultos mais velhos devem praticar, em termos de tempo, entre 150 e 300 minutos por semana de atividade aeróbica moderada e entre 75 e 150 quando se trata de atividade intensa.
Antes de iniciar uma rotina desportiva, é recomendável um exame médico prévio para verificar se não há limitações médicas.
É aconselhável iniciar programas de exercícios com séries curtas e de baixa intensidade para que a intensidade de ambos aumente gradualmente.
Deve proceder à suspensão da atividade física caso apareçam sintomas como dor no peito, tonturas ou perda de consciência, palpitações ou taquicardia, fadiga acentuada, dificuldade para respirar ou qualquer outro sintoma significativo.