Sabe porque é que a base dos navios de cruzeiro é pintada de vermelho?

Grande parte dos navios cruzeiros seguem ainda esta “regra” antiga.

Se já passou férias num cruzeiro é provável que conheça a forma como estes navios funcionam e quais as características únicas deste meio de transporte turístico. Habitualmente todas estas embarcações são conhecidas pelas suas atrações. Casinos, piscinas, rappel, paredes de escaladas, etc. Todos os cruzeiros parecem ter estas coisas. No entanto existe uma outra (estranha) característica que estes navios partilham.

[Leia também: Estes são os 10 maiores navios cruzeiros do mundo]

A maior parte destas embarcações tem a sua base, o seu casco, pintado de vermelho, em particular a partir da linha do mar para baixo. Mas porquê?

A explicação remonta ao séc. XIX. Numa altura em que os navios ainda não eram todos feitos de ferro e aço, grande parte das embarcações era construída a partir de madeiras. Um dos maiores riscos associados a este material era o seu desgaste “natural”. Era necessário proteger a madeira de todos as algas, larvas, percebes e outros tipos de organismo que devoram e consomem madeira. Assim, os marinheiros pintavam as suas embarcações com uma tinta especial de cobre que protegia todo o casco.

Essa tinta, que gerava uma tonalidade vermelha, era um elemento essencial pois garantia que nenhum barco ficava mais pesado por culpa dos organismos que se colavam à sua estrutura. Esta proteção era importante pois garantia que nenhum barco perdia ritmo, se tornava mais lento, nem consumia mais combustível, devido ao excesso de peso.

Porque é que ainda pintamos os navios de vermelho?

Atualmente, os navios modernos são feitos de metais bastante mais resistentes e são pintados sempre com tintas à base de cobre oxidado – que agora não necessitam de assumir uma tonalidade vermelha, pode ser qualquer cor. No entanto como forma de homenagear e respeitar esta tradição náutica muitas embarcações continuam a pintar a sua base de vermelho.

Outro aspeto interessante que é comum nas bases de muitos navios é a colocação de números escritos a branco na frente (proa) do navio que seguem uma linha vertical. Esta é uma forma instantânea de informar os marinheiros do peso total que a embarcação está a carregar. Quanto mais pesado for, menos números se conseguem ler na frente do navio pois estarão submersos.

 

[Leia também: Vou ficar enjoado? A viagem é aborrecida? Desmistificamos navios e viagens de cruzeiros em 10 tópicos]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...