<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Autoridades alertam: «Qualidade do ar piora a partir de 6.ª feira em Portugal», e este é o motivo

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, vai prejudicar a qualidade do ar em Portugal continental a partir de sexta-feira, alertou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O fenómeno pode estender-se a 31 de maio (sábado) e dias seguintes, apontou a autoridade de saúde, numa nota.

“Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”, pode ler-se.

Este poluente (partículas inaláveis) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, como as crianças e os idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados.

Enquanto este fenómeno se mantiver, a DGS recomenda a população a evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Pela sua maior vulnerabilidade, as crianças e os idosos, assim como as pessoas com problemas crónicos respiratórios e os doentes do foro cardiovascular, além de cumprirem as recomendações gerais, devem, sempre que possível, permanecer no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas.

Em caso de agravamento de sintomas a DGS aconselha o contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou, em caso de necessidade, o recurso aos serviços de saúde.

A autoridade de saúde refere ainda que pode ser consultada a página da internet da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) ou a App QualAr para “informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização”.

A DGS recomendou também esta semana medidas preventivas, como a ingestão de água, face às previsões de aumento de temperatura nos próximos dias, que deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território nacional.

Considerando as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha o consumo regular de água, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas.

A DGS refere que a exposição solar deve ser evitada entre as 11:00 e as 17:00, recomendando o uso de roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol, bem como protetor solar de fator proteção 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas.

De acordo com o IPMA, Bragança, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão até às 18:00 de sábado sob alerta amarelo devido à previsão de tempo quente.

 

DMC (JML/SO) // RBF

Lusa/Fim

Mais Recentes

Há quem jure a pés juntos que o tempo dos smartphones chegou ao fim: este é o senhor que se segue

há 8 horas

Papel higiénico português é caso de estudo numa das universidades mais prestigiadas do mundo

há 10 horas

Casa de uma das atrizes mais famosas de sempre está à venda: tem 12 quartos e 8 casas de banho

há 11 horas

Gostava (finalmente) de deixar de usar dinheiro? Pode estar para breve, de forma mais fácil e segura

há 12 horas

Goste-se ou não a verdade é só uma: «percevejos acompanham os humanos há 60 mil anos», revela estudo

há 13 horas

Efeito Banksy: as 10 cidades europeias mais populares para aproveitar a arte de rua (há uma portuguesa na lista)

há 14 horas

Dia da Criança: «Ensine os mais novos sobre dinheiro… a brincar!», Cristina Judas, especialista em Educação Financeira Infantil

há 17 horas

Junho já chegou e estes são os signos com maior poder de atração

há 18 horas

Se anda de carro, atenção: cuidado com o novo esquema de burla que envolve o Waze

há 1 dia

Bill Gates afirma que as gerações mais novas devem preocupar-se com quatro coisas “muito assustadoras” (além da bomba atómica)

há 1 dia

Trabalha numa destas duas profissões? Pode ter menor risco de Alzheimer, revelam cientistas

há 1 dia

Acha que está na altura de mudar de emprego? Se reconhecer estes sinais, é porque está mesmo (e não espere)

há 1 dia

México lança experiência de viagem à base de tequila: «os turistas estão eufóricos», revelam

há 2 dias

Dia Mundial Sem Tabaco: «O impacto do tabagismo na saúde digestiva», Daniela Abrantes, médica interna

há 2 dias

5 séculos depois o segredo genético de Leonardo da Vinci é desvendado

há 2 dias

Opinião: «Dia dos Irmãos – Irmãs, um fio a duas mãos», Patrícia Câmara, psicanalista, e Sofia Câmara, psicóloga 

há 2 dias

Até ao fim do mês de maio estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 2 dias

Os astros avisam: a partir de hoje a riqueza em forma de euros chega para estes 3 signos 

há 2 dias

Tem o hábito de usar o Whatsapp? Há uma coisa que convém saber: sempre que fizer isto os seus contactos recebem uma notificação

há 2 dias

Sabia que é possível ter direito a mais de 22 dias de férias por ano? Descubra em que casos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.