<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu o escritor Armindo Reis, que se destacou na literatura infantil

Tinha 71 anos

O escritor Armindo Reis, que se destacou na literatura infantojuvenil e na poesia, morreu aos 71 anos, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE), indicando que o velório decorrerá na terça-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Armindo Reis era um “escritor com obra reconhecida, em particular nos domínios da chamada Literatura infantojuvenil e num legado poético marcado pelas dimensões memorial, ecologista, comunicativa”, descreve a associação em comunicado.

“Surpresas e encantos de Natal”, “À janela do meu tempo”, “O menino que nasceu com asas”, “A mão cheia de sonhos” estão entre os seus livros para a infância.

“Era alguém cujos atributos de competência profissional, apego solidário, inconformismo e generosidade marcavam as instituições e lugares pessoais a que pertenceu”, acrescenta a APE, de cuja mesa da assembleia geral, o escritor fazia parte “desde há largos anos”.

O velório de Armindo Reis terá lugar na Basílica da Estrela a partir das 11:00 de dia 10 e junho, Dia de Portugal, destaca a APE, adiantando que o funeral terá depois lugar a partir das 14:00, para o Cemitério dos Prazeres.

Nascido em Cafede, Castelo Branco, em abril de 1954, Armindo Fonseca dos Reis licenciou-se em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova de Lisboa, possuindo também o curso do Magistério Primário e a parte curricular do Mestrado em História e Filosofia da Ciência. Também estudou música.

O ensino, a pintura e a literatura, sobretudo a dedicada às crianças, ocuparam a maior parte do tempo da sua vida, tendo realizado exposições de pintura em vários pontos do país.

Foi, porém, na literatura infantojuvenil que mais se destacou, sendo autor de mais de uma dúzia de livros, alguns dos quais incluídos no Plano Nacional de Leitura e recomendados pela Fundação Calouste Gulbenkian, como “Amigo, amigão”, “Na cadeira mágica da avó” e “A bola de cristal”.

Além disso, fez parte vários júris de literatura infantojuvenil, nomeadamente do Prémio Cidade de Almada e do Prémio Nacional Maria Rosa Colaço, entre outros.

Armindo Reis tem também publicações dispersas pela imprensa, é autor de letras de canções, colaborou em programas para crianças na RTP, está representado em manuais escolares, participou em comunicações sobre literatura para crianças em congressos e em colóquios.

Iniciou a sua carreira docente no Ensino Básico em 1974, transitando em 1995 para o Ensino Secundário.

Atualmente era professor titular na Escola Secundária Emídio de Navarro, em Almada, cidade onde residia.

AL // MAG

Lusa/Fim

Mais Recentes

Parece mentira mas é verdade: com 50 euros os portuguesas compram pouco mais de 3 quilos de bacalhau

há 1 hora

Conheça os 10 sinais de alerta para identificar falsas ofertas de emprego

há 2 horas

5 passos para recuperar um iPhone roubado

há 3 horas

Parece mentira, mas é verdade: moeda de 2 euros pode ajudar a detetar doença infeciosa

há 3 horas

Turkish Airlines celebra 20 anos de voos entre Istambul e Lisboa com novo reforço na operação

há 3 horas

Uma verdadeira revolução: esta aplicação móvel que pode acabar com os analgésicos

há 3 horas

Nem cuidar dos netos nem caminhar: o melhor passatempo para os reformados continuarem a treinar o cérebro

há 4 horas

Opinião_ «Existe relação entre a Obesidade e a Microbiota Intestinal?», Catarina Sousa Guerreiro, Professora Associada de Nutrição

há 4 horas

Estas 2 praias portuguesas estão entre as mais originais e secretas da Europa

há 4 horas

Barceló Hotel Group continua a sua expansão em Portugal com a abertura de um novo hotel

há 5 horas

Óbito: Morreu o editor Nelson de Matos

há 5 horas

Todo o cuidado é pouco: mais de 30 concelhos de seis distritos em perigo máximo

há 5 horas

Curso promove segurança e qualidade nas tecnologias de saúde antes de chegar ao doente

há 5 horas

Fígado Gordo: ação nacional alerta para importância de prevenir e tratar precocemente esta condição

há 5 horas

Opinião: «Verão, o risco oculto para a saúde capilar», Carlos Portinha, médico Grupo Insparya

há 6 horas

Óbito: Morreu o escritor Armindo Reis, que se destacou na literatura infantil

há 6 horas

Se planeia ir a um museu no feriado, Dia de Portugal, pense 2 vezes para não bater com “o nariz na porta”

há 6 horas

Há um alerta que deve levar em conta: 8 distritos sob aviso amarelo terça e quarta-feira. Esta é a razão

há 6 horas

Um safari de jeep num refúgio exclusivo é a proposta única desta herdade

há 9 horas

Bono renova a carta com criações ousadas e frescas para o verão

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.