<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conheça os 3 novos sintomas da mais recente cepa da COVID que causou o aumento de casos

Os casos NB.1.8.1 agora representam 10% dos detectados em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a monitorizar uma nova variante do SARS-CoV-2, chamada NB.1.8.1, após registar recentemente um aumento significativo nos casos e hospitalizações de COVID-19 .

Esta variante, detetada pela primeira vez em janeiro deste ano, é uma sub-linhagem da conhecida variante Ómicron . A OMS colocou esta variante sob status de “monitorização” devido à sua rápida disseminação global.

Atualmente, representa mais de 10% das infeções sequenciadas por COVID-19 em todo o mundo e já é a cepa dominante na China e em Hong Kong. A variante também foi detetada no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália, e em destinos turísticos como Egito, Tailândia e Maldivas.

Lara Herrero , professora associada e líder de pesquisa em virologia na Griffith University (Austrália), explica num artigo publicado no The Conversation que essa variante pode espalhar-se mais rapidamente do que outras: “As evidências até agora sugerem que a NB.1.8.1 pode se espalhar mais facilmente e escapar parcialmente da imunidade derivada de infeções anteriores ou vacinação.

Embora os sintomas clássicos da COVID, como tosse, dor de garganta, dores no corpo e perda de paladar e olfato, sejam bem conhecidos, existem alguns sintomas menos conhecidos relacionados à cepa NB.1.8.1.

“Relatórios sugerem que os sintomas da NB.1.8.1 devem ser muito semelhantes aos de outras subvariantes ómicron”, diz o Dr. Herrero, acrescentando que alguns casos podem apresentar sintomas gastrointestinais.

Estes incluem sintomas como diarreia, obstipação e náusea. Isso pode significar que a infeção por COVID-19 tem maior probabilidade de ser confundida com outra doença. No entanto, Lara Herrero acrescenta que esta variante também pode se manifestar com dor de garganta, fadiga, febre, tosse leve, dores musculares e congestão nasal.

Mais Recentes

Escola Superior de Enfermagem do Porto comemora 129 anos

há 14 minutos

Caminhe durante estes minutos em passo acelerado e previna a morte prematura

há 15 horas

Jejum intermitente: se tem por hábito fazê-lo, cuidado. Pode afetar o equilíbrio hormonal

há 16 horas

Demência: ciência confirma que o convívio social dos mais velhos ajuda a reduzir esta condição

há 16 horas

Quando colocar a roupa na máquina não a separe apenas pela cor: há um (bom) motivo para tal

há 16 horas

Uma dúvida pertinente: qual será o dia ideal para limpar a casa?

há 17 horas

A ciência revela: estes homens correm maior risco de morte por insuficiência cardíaca. A solução? Casar

há 17 horas

«Cuidado com o que coloca no seu café: este produto pode aumentar risco de ataque cardíaco e AVC», alertam especialistas

há 17 horas

Por mais estranho que pareça, estas pessoas não podem (mesmo) comer papaia

há 18 horas

Um truque estranho mas que não falha: se quer secar a roupa de uma forma mais rápida, congele-a

há 18 horas

«Estes são os sinais que indicam que não está apaixonado, mesmo se pensa que está», garante especialista

há 18 horas

Diga adeus às “asas de morcego”: conheça o truque simples com creme Nivea para tonificar os braços

há 19 horas

Procura ou deseja mudar de emprego? Instituto Superior Técnico está a recrutar

há 19 horas

Festejar o São João? Sim, mas será ainda melhor nestas unidades bracarenses

há 19 horas

Museu Tesouro Real assinala aniversário de D. Amélia

há 20 horas

Sebastianas 2025 com Calema, Sam The Kid, Carminho e Bispo

há 20 horas

Há um novo vizinho na Graça: a todos os que o visitarem oferece 10% de desconto (a não perder)

há 21 horas

Universo do Vinho Verde celebrado em Amarante

há 21 horas

Antes de ir para o aeroporto verifique os documentos: companhia proíbe passageiro de embarcar devido a falha no passaporte (aparentemente sem importância)

há 21 horas

Investigadores nacionais desenvolvem site e aplicação para avaliar e prevenir ansiedade

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.