Um novo estudo revela que Leonardo Da Vinci usou um triângulo equilátero, semelhante ao triângulo de Bonwill do maxilar humano, para posicionar com precisão o corpo no seu famoso desenho do Homem de Vitrúvio.
O segredo do equilíbrio perfeito entre o círculo e o quadrado no desenho renascentista do Homem de Vitrúvio pode estar num triângulo escondido entre as pernas da figura. A conclusão é de Rory Mac Sweeney, dentista britânico e autor de um estudo publicado na revista Journal of Mathematics and the Arts, que estabelece uma surpreendente ligação entre arte, anatomia e matemática.
Segundo Sweeney, o triângulo não é decorativo nem arbitrário. Corresponde ao chamado triângulo de Bonwill, uma figura anatómica identificada na medicina moderna, usado em odontologia para explicar o funcionamento eficiente do maxilar humano. Esta forma triangular é definida pelas linhas que ligam os pontos onde a mandíbula se articula com o crânio e o ponto central entre os incisivos inferiores. É um guia essencial para a construção de próteses dentárias alinhadas e proporcionais.
O investigador defende que a presença desta forma no esboço de Da Vinci indica que o artista terá antecipado este princípio anatómico séculos antes de ser reconhecido pela ciência. “É um triângulo escondido à vista de todos”, afirmou ao The Independent, sublinhando a intuição quase científica do génio renascentista.
Além da relevância anatómica, o triângulo parece ser também a chave geométrica que permite inscrever o corpo humano num quadrado e num círculo com uma proporção notável. O estudo indica que Da Vinci terá alcançado uma razão de 1,64 entre o lado do quadrado e o raio do círculo, muito próxima da razão tetraédrica de 1,633, uma constante frequentemente encontrada em estruturas naturais altamente eficientes.
“A construção sistemática de Leonardo mostra que o mesmo princípio de design eficiente que encontramos na natureza está também presente na forma humana ideal”, explicou Sweeney. Para o autor, o mais impressionante é como um simples desenho consegue encapsular “uma regra universal do design”, revelando uma harmonia matemática entre o corpo humano e o universo.