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Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

Imagem | (dr)
3 Julho 2025
Forever Young

Um novo estudo revela que Leonardo Da Vinci usou um triângulo equilátero, semelhante ao triângulo de Bonwill do maxilar humano, para posicionar com precisão o corpo no seu famoso desenho do Homem de Vitrúvio.

Um novo estudo revela que Leonardo Da Vinci usou um triângulo equilátero, semelhante ao triângulo de Bonwill do maxilar humano, para posicionar com precisão o corpo no seu famoso desenho do Homem de Vitrúvio.

O segredo do equilíbrio perfeito entre o círculo e o quadrado no desenho renascentista do Homem de Vitrúvio pode estar num triângulo escondido entre as pernas da figura. A conclusão é de Rory Mac Sweeney, dentista britânico e autor de um estudo publicado na revista Journal of Mathematics and the Arts, que estabelece uma surpreendente ligação entre arte, anatomia e matemática.

Segundo Sweeney, o triângulo não é decorativo nem arbitrário. Corresponde ao chamado triângulo de Bonwill, uma figura anatómica identificada na medicina moderna, usado em odontologia para explicar o funcionamento eficiente do maxilar humano. Esta forma triangular é definida pelas linhas que ligam os pontos onde a mandíbula se articula com o crânio e o ponto central entre os incisivos inferiores. É um guia essencial para a construção de próteses dentárias alinhadas e proporcionais.

O investigador defende que a presença desta forma no esboço de Da Vinci indica que o artista terá antecipado este princípio anatómico séculos antes de ser reconhecido pela ciência. “É um triângulo escondido à vista de todos”, afirmou ao The Independent, sublinhando a intuição quase científica do génio renascentista.

Além da relevância anatómica, o triângulo parece ser também a chave geométrica que permite inscrever o corpo humano num quadrado e num círculo com uma proporção notável. O estudo indica que Da Vinci terá alcançado uma razão de 1,64 entre o lado do quadrado e o raio do círculo, muito próxima da razão tetraédrica de 1,633, uma constante frequentemente encontrada em estruturas naturais altamente eficientes.

“A construção sistemática de Leonardo mostra que o mesmo princípio de design eficiente que encontramos na natureza está também presente na forma humana ideal”, explicou Sweeney. Para o autor, o mais impressionante é como um simples desenho consegue encapsular “uma regra universal do design”, revelando uma harmonia matemática entre o corpo humano e o universo.