<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

10 sinais de linguagem corporal que indicam que alguém está a mentir, segundo terapeutas e advogados

11 Julho 2025
Forever Young

Especialistas aconselham a estar atento a estes comportamentos não verbais suspeitos.

As mentiras fazem parte do quotidiano mais do que gostaríamos de admitir. Algumas são inofensivas, como elogiar um novo corte de cabelo. Outras podem esconder situações mais graves. Segundo Liam Barnett, especialista em relacionamentos do portal Dating Zest, a maioria das pessoas consegue controlar o que diz, mas não o que o corpo transmite.

Para identificar potenciais sinais de mentira, especialistas das áreas da psicologia e do direito destacam uma série de comportamentos corporais que podem trair a intenção de enganar. Eis os 10 sinais a ter em conta:

1. Os pés denunciam tensão
James Miller, psicoterapeuta licenciado, afirma que “quanto mais afastada do cérebro, menos controlo temos sobre determinada parte do corpo”. Assim, pés inquietos ou voltados para longe durante uma conversa podem indicar desconforto ou vontade de sair da situação.

2. Incapacidade de ficar imóvel
Rachel Eddins, terapeuta e diretora do Eddins Counseling Group (Texas), diz que a inquietação constante, balançar o corpo, mexer os pés ou querer sair rapidamente, pode indicar que a pessoa está a mentir.

3. Preocupação excessiva com a aparência
David Clark, advogado e sócio no The Clark Law Office, observa frequentemente em tribunal que pessoas que estão a mentir ajustam óculos, gravatas ou mexem constantemente no cabelo, gestos usados como distração.

4. Evitar o contacto visual
Desviar o olhar pode ser um reflexo inconsciente de culpa. Clark explica que a direção do olhar também pode revelar sinais: por exemplo, uma pessoa destra que olha para a direita está, possivelmente, a “aceder à parte imaginativa do cérebro”, criando uma mentira.

5. Lábios franzidos ou retraídos
Colleen Wenner, fundadora da New Heights Counseling & Consulting, nota que a tensão na boca, como lábios comprimidos ou curvados para baixo, pode indicar tentativa de suprimir a verdade. Sameera Sullivan, especialista em relacionamentos, concorda: “É um instinto reflexivo para não falar”.

6. Mãos escondidas ou braços cruzados
GinaMarie Guarino, terapeuta da Psych Point, alerta que esconder as mãos nos bolsos, cruzar os braços ou fechar os punhos são sinais de tensão e possível tentativa de proteção inconsciente durante uma mentira.

7. Postura corporal encolhida
Joni Ogle, CEO da The Heights Treatment, explica que mentir gera stress, levando a posturas fechadas, como ombros levantados, braços cruzados ou corpo encolhido. Já os especialistas do Touch Casino observam que ombros mais próximos das orelhas são um alerta adicional.

8. Mão a cobrir a boca
Andrew Taylor, diretor da Net Lawman, refere que lábios retraídos (“desaparecidos”) podem ser sinal de tensão. Joe Gutheinz, advogado criminalista, acrescenta que cobrir a boca com a mão, mesmo parcialmente, pode representar uma tentativa inconsciente de ocultar a mentira.

9. Linguagem corporal incongruente com o discurso
Vanessa Van Edwards, fundadora da Science of People, alerta para “acenos incongruentes”, como quando alguém diz que sim mas abana a cabeça negativamente, por exemplo. Também a expressão facial de nojo (franzir o nariz, mostrar os dentes superiores) pode trair desconforto com a própria mentira.

10. Quebra de padrão comportamental
Cassandra LeClair, professora de comunicação na Texas State University, e Rodney Simmons, especialista da Tiny Changes, sugerem observar se o comportamento habitual da pessoa muda durante a conversa. Alterações nos gestos, postura ou expressão podem ser indício de desonestidade.