Partilhar

Cohousing pode ser uma solução para o futuro da habitação sénior

Nova política de habitações colaborativas pretende-se destacar pela criação de uma comunidade e de uma melhor qualidade de vida. Em Portugal, inicia-se, gradualmente, a sua implementação face às necessidades.

26 Fevereiro 2019
Forever Young
Cohousing pode ser uma solução para o futuro da habitação sénior
Foto: Rawpixel

Esta política de habitação começa a ser uma hipótese pensada para o nosso País, que ocupa o quarto lugar do ranking europeu com maior percentagem (20,9 por cento, em 2016) de população com mais de 65 anos. A primeira comunidade destinada ao envelhecimento ativo deve ser uma realidade em 2020, após a sua integração na nova Lei de Bases da Habitação.

Só agora a ideia começa a ganhar mais adeptos nacionais, no entanto, a política de habitação colaborativa para a terceira idade, na Europa do Norte já começa a ganhar cabelo branco. O primeiro projeto de cohousing data de 1972 e reuniu 27 famílias dinamarquesas perto da capital, Copenhaga. Neste país escandinavo, uma grande parte da população sénior reside neste tipo de habitação.

A Hac.Ora Portugal Sénior Cohousing é uma associação sem fins lucrativos (ONG) portuguesa, fundada em maio de 2018, que ajuda a desenvolver e divulgar o conceito de habitação colaborativa. Esta entidade é, atualmente, presidida pelo antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso.

Em Portugal, são conhecidos, apenas, três projetos de habitações colaborativas: “Os pioneiros”, em Águeda; a Unidade Residencial Madre Maria Clara, em Carnaxide, e o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, no Algarve.

O que é a Cohousing?

A nova política de habitação, que está a entrar na moda no Sul da Europa, assenta numa comunidade intencional de casas particulares agrupadas num espaço partilhado, em que se cria um espírito de solidariedade e vizinhança entre os membros da comunidade.

Cada casa tem as comodidades tradicionais e os seus membros têm a sua renda e vida privada independente, contudo, os espaços comuns são geridos pelos residentes, que também são responsáveis pela manutenção dos mesmos. São criados grupos de trabalho para as diferentes tarefas, desde a gestão financeira à preparação de refeições comuns, além da organização das atividades coletivas, como jantares, workshops ou eventos culturais.

Porém, o sentido de comunidade não se resume aos limites físicos da habitação colaborativa, podendo, também, se estender aos seus vizinhos. Os grupos que vivem em projetos de cohousing podem organizar eventos comuns, gerir hortas comunitárias, ou alugar os seus espaços comuns a grupos externos.

Tradicionalmente, a estrutura legal é uma associação de proprietários ou uma cooperativa habitacional. A coabitação facilita a interação entre os vizinhos, o que pode ocasionar a formação de clubes, partilha de boleias ou simplificar a organização de cuidados com crianças e idosos vizinhos. Deste modo vão ser gerados benefícios sociais, práticos, ambientais e económicos.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 5 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 5 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 5 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 6 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 6 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 6 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 6 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 7 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 7 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 9 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 9 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 10 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 10 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 10 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 11 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 11 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 11 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 13 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 13 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.