Mulheres com mais de 50 anos podem procurar um novo emprego por vários motivos. Talvez possam querer voltar ao mercado de trabalho depois de um tempo a criar uma família; até podem estar atualmente empregadas, mas à procura de uma mudança de carreira; podem ter sido demitidas ou à procura de um novo emprego na sua área de conhecimentos.
Quaisquer que sejam as razões para a procura de emprego, as mulheres com mais de 50 anos têm pontos importantes que podem apresentar para concorrer a uma nova posição. Por exemplo, a sua experiência e conhecimentos podem torná-las candidatas ideais para diversos empregos. A seguir conheça algumas profissões a ter em conta pela sua flexibilidade ou por serem populares entre as mulheres acima dos 50 anos.
- Gerente de Serviços Administrativos
Os gerentes de serviços administrativos coordenam e gerem os serviços de suporte de uma empresa. Eles podem supervisionar o pessoal administrativo, monitorar bancos de dados, definir metas para o departamento administrativo e muito mais.
Esta é uma posição ideal para alguém com experiência em gestão. Não há um plano de carreira específico; quem gere precisa de ser um líder organizado com habilidades de comunicação evidentes. Este é um bom trabalho para alguém com muita experiência no mercado de trabalho.
- Motorista
Cada vez mais se veem mulheres ao comando de veículos de diferentes dimensões, nomeadamente dos transportes de passageiros. Eles podem levar os alunos à escola ou diferentes profissionais aos seus locais de trabalho, por toda a cidade.
A maioria dos motoristas tem horários flexíveis, o que é uma boa hipótese para alguém com uma agenda mais preenchida.
- Professora
Este trabalho pode ser perfeito para pessoas que têm experiência de trabalho numa área e agora quer partilhar esses conhecimentos. Com um trabalho no ensino, também tem flexibilidade de horário no verão e outras férias escolares.
- Empreendedora
Uma ótima maneira de se tornar empreendedora se for uma mulher com mais de 50 anos é administrar uma pousada. Não é uma posição fácil, pois exige e requer um investimento de tempo e energia.
No entanto, se está interessada em trabalhar para si mesmo e gosta de interagir com outras pessoas, este pode ser o trabalho perfeito.
- Técnica de Informação Médica
Os técnicos de informação médica organizam e gerem uma variedade de dados de informações de saúde, tanto em arquivos em papel como eletrónicos. Trabalham em hospitais, consultórios médicos, instalações de cuidados de enfermagem e outros.
Este trabalho requer habilidades analíticas, bem como uma atenção aos detalhes. Assim como se torna um trabalho ideal para mulheres que já trabalharam no setor de saúde e têm algum conhecimento de sistemas eletrónicos na área.
- Terapeuta Ocupacional
Um terapeuta ocupacional (TO) trata mormente pacientes em reabilitação. O TO ajuda os pacientes a aperfeiçoar atividades quotidianas e a melhorarem habilidades necessárias para as mesmas.
À medida que a população dos baby boomers envelhece, mais e mais pessoas precisam de terapia ocupacional. Muitos clientes com mais de 50 anos gostam de trabalhar com um TO que esteja na sua faixa etária.
- Assessora Financeira Pessoal
Um consultor financeiro pessoal oferece consultoria aos clientes sobre impostos, investimentos, seguros, aposentadoria e outros tópicos financeiros. O consultor ajuda os clientes a gerirem as suas finanças para que estes atinjam as suas metas.
Muitos consultores financeiros são autónomos, o que lhes permite terem horários flexíveis.
- Agente Imobiliária
Esta é umas das profissões do momento. Agentes imobiliários ajudam os clientes a comprar, vender e alugar propriedades. Eles mostram-nas a potenciais compradores ou locatários, oferecem ofertas de compra e ajudam a mediar as negociações entre o comprador (ou locatário) e o vendedor. Eles também preparam toda a papelada e contratos necessários.
A posição é ideal para pessoas com habilidades interpessoais e visão de negócios, sendo que ambas são habilidades que as pessoas podem adquirir através do trabalho e da vida.
- Enfermeira
Tal como os terapeutas ocupacionais e os técnicos de informação médica, os enfermeiros prestam cuidados às pessoas na área da saúde. Esse cuidado pode incluir avaliar e registar sintomas, administrar medicamentos, colaborar com médicos, monitorizar equipamentos médicos e explicar procedimentos aos pacientes.
Este é um campo fantástico para pessoas que gostam de trabalhar e ajudar os outros.
- Escritora técnica
Por fim, esta posição ajuda a escrever, editar e preparar material escrito usado para comunicar informações tecnológicas complicadas. Um redator técnico pode preparar guias de instruções, manuais de instrução, artigos e muito mais.
Muitos escritores técnicos trabalham para empresas específicas, mas outros são independentes, contratados para tarefas específicas. Isto é ideal para muitas mulheres trabalhadoras com mais de 50 anos que querem manter um horário flexível e até trabalhar em casa.