O progresso tem sido lento no desenvolvimento de estratégias para reverter ou limitar o recurso ao tabaco. Torna-se vital, por isso, que abordagens inovadoras sejam testadas para ajudar milhões de fumadores que desejam parar, especialmente os durante períodos de alto risco quando os desejos são mais pronunciados.
Assim, este novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, apresenta uma alternativa que merece ser tida em conta. Esta aplica o uso estratégico de estímulos olfativos enquanto uma nova abordagem na redução dos desejos e no controlo das informações, relacionadas com o tabaco, que podem aumentar a probabilidade de fumar.
A maioria dos fumadores geralmente reconhece esse perigo, durante os momentos de maior stress ou tensão, mas a tentação e o apelo do tabaco levam a melhor. As técnicas conhecidas para evitar os cigarros – pastilhas de nicotina, entre outras – podem ser ignoradas e em muitos casos o hábito de fumar persiste.
No entanto, este estudo sugere que cheirar odores agradáveis, como o exemplo do chocolate, hortelã-pimenta e maçã, pode ajudar os fumadores a parar. Os investigadores da Universidade de Pittsburgh esperam que as descobertas possam ser usadas para o aumento do número de estratégias mais eficazes para as pessoas nunca mais cairem na tentação de fumar.
O coautor do estudo, o Dr. Michael Sayette, lembrou que apesar das taxas de recaída ainda serem grandes e da ausência de «novas abordagens para travar o tabagismo em geral e para o alívio do desejo em particular», usar odores agradáveis para interromper as rotinas de fumar oferece um método novo para reduzir os desejos, e como tal «os nossos resultados para esse fim são promissores», exultou o cientista.
No estudo, 232 fumadoes cheiraram e classificaram vários odores agradáveis diferentes, assim como um odor desagradável, o do tabaco dos seus cigarros preferidos e o de outra marca que lhes fosse desconhecida.
Eles foram então convidados a acender um cigarro e a segurá-lo, mas sem fumar. Após 10 segundos, os participantes avaliaram o seu desejo de fumar numa escala de 1 a 100, antes de apagar o cigarro.
Em seguida, os participantes sentiram o cheiro mais agradável, o cheiro de tabaco ou nenhum cheiro, antes de avaliar o seu desejo de fumar novamente.
Os resultados revelaram que, independentemente do cheiro agradável, todos os participantes tiveram uma diminuição do desejo de fumar depois de cheirar o cheiro. No entanto, a razão para esse efeito ainda não está clara.