Para aqueles que ainda trabalham, as histórias de pessoas que se aposentam podem ser lidas como uma jornada de grandes proporções. Mas chegar a esse objetivo sem remorsos humanos é complicado. Para isso podemos aprender com erros comuns de pessoas já aposentadas.
O caminho para a independência financeira durante a reforma pode ser um caminho mais ou menos longo. No qual podemos nos concentramos menos em aspetos menos tangíveis do que o dinheiro. A parte financeira ganha uma maior importância, sobretudo nos últimos anos da vida profissional, e torna-se difícil lidar com os intangíveis (emoções, bem-estar).
Em seguida, fica com 5 lições difíceis para tentar pôr em prática e assegurar uma melhor qualidade de vida:
1- Economize e invista
Como já vimos, a independência financeira é um dos grandes objetivos para a reforma, pois pode assegurar uma reforma tranquila, sem termos de precisar de outros recursos para conseguir comprar algum bem imóvel ou fazer uma viagem prolongada, por exemplo.
Por isso, esta é a primeira sugestão que deve ter em conta em primeiro lugar e tem uma importância capital para uma reforma com qualidade.
2- Lembre de divertir-se
Pense em si no momento presente e no que o deixa com sorriso no rosto. Tem tempo para tudo, incluindo momentos de diversão, e as estratégias de garantir mais dinheiro não lhe devem ocupar o tempo todo. Não é saudável.
Não se concentre tanto em poupar, pois pode gastar mais tempo com coisas de que gosta a curto prazo. A importância de aproveitar a sua vida no momento é similar à do futuro que está a planear.
3- Seja superior a opiniões alheias
Opiniões e julgamentos da família e dos amigos existem e sempre vão existir, o fundamental é saber escutar o que pode ser bom para si, em relação ao novo caminho de vida que está prestes a tomar.
4- Tire tempo para descobrir o que fazer agora
Passar de ter trabalho para ter trabalho nenhum implica uma séria mudança no estilo de vida. A perspetiva pode deixá-lo razoavelmente nervoso – de tal forma que vai fazer planos para se manter ocupado. O que à partida lhe pode parecer um hobbie, porque é algo que gosta, com o passar do tempo e o possível acréscimo de responsabilidades significa um regresso de aspetos que queria largar, como a pressão, o stress e a ansiedade.
Demore o seu tempo a estruturar o dia – atividades, descanso, lazer -, pois ninguém se sente bem depois de fazer a mesma coisa durante 12 horas, especialmente no quinto dia consecutivo.
5- Socialize mais
“O homem é um animal social”. Esta frase de Aristóteles provém da sua teoria que defende o ser humano como um indivíduo que gosta da socialização desde o início da vida. Para o filósofo grego, precisamos de nos relacionar uns com os outros para termos uma verdadeira sensação de plenitude e, isso, é o que nos diferencia dos animais irracionais.
Ou seja, não menospreze o seu tempo livre e aproveite para combinar um programa com familiares e amigos. O mais importante é chegarmos a esta fase da vida sem arrependimentos e com a consciência que fizemos tudo ao nosso alcance para sermos felizes.
A vida é mais do que o objetivo de atingirmos a nossa independência financeira para a reforma e mesmo que esse seja o nosso foco principal, podemos partilhar com outras pessoas esses gostos e interesses comuns.