O verão é, por norma, a estação do ano em que todo o tipo de festivais de música correm o país de norte a sul. Em julho, na cidade de Matosinhos, o género musical que vai soar pelas ruas é o jazz. No cartaz desta edição do “Matosinhos em Jazz” a presença mais aguardada é a de Salvador Sobral, entre outros músicos portugueses, como Ricardo Toscano, Bruno Pernadas e o israelita Avishai Cohen.
O “Matosinhos em Jazz”, que arranca a 6 de julho e é de entrada livre, além de concertos inclui uma exposição. No Jardim Basílio Teles, junto à Câmara Municipal de Matosinhos, durante o mês de julho, vai estar acessível a exposição na qual vão ser recriadas capas de discos de jazz, por quatro artistas portugueses – Bráulio Amado, Catarina Glam, Kruella D’Enfer e Pedro MKK.
Os concertos, nos três primeiros fins de semana, decorrem no coreto situado em frente à Câmara Municipal de Matosinhos. Para o último fim de semana de julho, o fim do festival está previsto acontecer na Praça Guilhermina Suggia.
Ora, no que à música diz respeito, o primeiro fim de semana do festival (dias 6 e 7), Ricardo Toscano e Inês Pimenta, respetivamente, vão ocupar o papel principal em palco. Apesar de ter apenas 25 anos, o saxofonista já tem um nome de destaque no jazz nacional, enquanto a cantora vai apresentar o álbum “Son of Daedalus”.
O guitarrista Bruno Pernadas apresenta o seu trabalho musical com incursões várias a nível estilísticos, que viajam do jazz ao afrobeat passando pela improvisação, no dia 14 de julho. No dia anterior (dias13), está programada a atuação do pianista britânico Joe Armon Jones.
Já Salvador Sobral, que é o principal nome desta edição do festival, tem uma performance prevista para dia 20 (sábado), em que deve apresentar o seu mais recente trabalho, “Paris, Lisboa”. No domingo, dia 21 de julho, a trompetista Susana Santos Silva, atua com uma formação que inclui saxofone alto, flauta, piano, contrabaixo e bateria.
Por fim, no último fim de semana do mês de julho, a Orquestra Jazz de Matosinhos convida a cantora holandesa Fay Claasen (dia 26) e na última noite do festival, a 27 de julho, é a vez do contrabaixista israelita Avishai Cohen.