Partilhar

Esta é a cidade mais divertida e acolhedora do mundo (para seniores)

Projeto de longevidade da capital russa tem 130 mil membros e muitas e diversas atividades. Desde maratonas de zumba a espetáculos de karaoke, o programa tem uma vasta oferta em parques, escolas e comunidades espalhadas na cidade do Kremlin mais conhecido.

6 Dezembro 2019
Forever Young
Foto: Pixabay

A cidade da Praça Vermelha tem um novo programa de apoio aos cidadãos séniores, o Projeto Longevidade de Moscovo, que tem, no total, mais de 130 mil pessoas inscritas. Este projeto oferece, entre muitas possibilidades, aulas e atividades artísticas, desportivas e outras habilidades técnicas. A idade média dos participantes é de 67 anos e a grande maioria das inscrições são de mulheres (87%).

As aulas mais populares são as que têm uma aptidão mais prática, como as de informática, inglês e de desporto. Uma das professoras, Svetlana Kvarta, falou de uma turma em que se aprende a andar numa passarela de moda e do facto de esta ser composta apenas por mulheres, para ilustrar a adesão que este projeto tem conseguido junto dos moscovitas. A professora explicou que algumas turmas conseguem ter muitos interessados, neste caso, «porque independentemente da sua idade, as mulheres nunca deixam de ser mulheres», além de nunca ser tarde para experimentar algo com que sempre sonharam.

Recentemente, os inscritos neste projeto da capital russa estabeleceram o recorde mundial de “o exercício com mais participantes” entre pessoas de idade mais avançada. Esta iniciativa decorreu no Parque Muzeon, em Moscovo.

Os programas estão localizados em vários pontos da cidade, a uma curta distância entre eles, para qualquer pessoa que queira participar se poder deslocar facilmente. A organização diz mesmo que esta pode ser uma razão para a popularidade deste projeto junto dos cidadãos moscovitas.

A responsável pela observação de tendências culturais e recomendações estratégicas de Moscovo, Olga Gracheva, diz que as pessoas, a partir de uma certa idade, «gastam algum tempo a resolver problemas familiares e pessoais todos os dias». Porém, a diretora do Projeto Longevidade de Moscovo, defende, num site do governo russo, que essas pessoas «ainda têm muito tempo e potencial intelectual e criativo para explorar».

Além de formações e jogos, realizam-se sessões e fóruns que espelham o propósito de ajudar as pessoas a viver mais. Esta iniciativa ganha maior importância na Rússia, onde os locais têm altas taxas de doenças cardíacas, mortes relacionadas ao álcool, suicídio e depressão. Por isso, o objetivo princípal deste projeto é ajudar a melhorar esses números.

O arquiteto do projeto, Vladimir Fillippov, disse num fórum de inovação social, que teve lugar em Moscovo, que atualmente existe «uma valorização das pessoas mais envelhecidas, no sentido de as ajudar a viver com qualidade». Isto tem particular importância, pois «até 2030, esperamos que em Moscovo haja mais de 4 milhões de pessoas com mais de 55 anos», estima o responsável.

Este projeto da longevidade de Moscovo foi homenageado pelo congresso mundial “Smart City Expo”, que reconhece a inovação urbana e social. A participação nas atividades deste projeto é gratuita.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 17 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 18 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 19 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 20 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 21 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 22 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 23 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.