Partilhar

Comprou uma raspadinha danificada? Saiba o que deve fazer

O regulamento que se aplica à Raspadinha atribui ao apostador a responsabilidade de garantir as regras de segurança no momento da compra. Comprou um bilhete danificado sem dar conta? Faça a reclamação na Santa Casa da Misericórdia.

22 Julho 2019
Forever Young

No momento da compra, a apostadora reparou que o bilhete estava danificado na parte inferior, mas não deu importância. A argumentação de que o código danificado também estava no verso do bilhete não foi suficiente para que a Santa Casa pagasse o prémio. Segundo a entidade, o bilhete não apresentava as condições previstas no respetivo Regulamento.

O Regulamento da Lotaria Instantânea, que se aplica à raspadinha, atribui ao apostador a responsabilidade de verificar se as regras de segurança existem no momento da compra. Este ponto é discutível, pois retira a responsabilidade aos mediadores que as vendem ao público.

Esta situação insólita já tinha acontecido no ano passado. Na altura, a Santa Casa recusou-se a pagar outro prémio de 5 mil euros, com base num pequeno rasgo, provocado pela própria apostadora, ao guardar o bilhete na carteira.

Para evitar um balde de água fria, verifique sempre a raspadinha antes de comprar. Veja se a zona reservada e vedada por película de segurança, que se destina a ser raspada por si, está intacta e se o bilhete não está deteriorado nem lhe falta nenhuma parte. Quando raspar, tenha cuidado para não impedir a legibilidade do bilhete e evite deteriorar a zona que contém a referência “NÃO RASPAR”.

Please fill the source and the alt text
Verifique se os códigos de barras e os elementos de segurança impressos no bilhete estão intactos.
Please fill the source and the alt text
O código de segurança também está no verso do bilhete, mas pode não ser suficiente se o código da frente estiver danificado.

Apesar de a síntese do Regulamento que consta no verso das raspadinhas não o referir, se quer receber o seu tão desejado prémio, não dobre, não corte, nem risque o seu bilhete. Este não pode conter qualquer alteração.

Reclame se a raspadinha já tinha defeito

Caso tenha comprado uma raspadinha e só depois verificou que a mesma tinha erros de impressão ou defeitos técnicos na zona vedada por película de segurança, destinada a ser raspada por si, deve enviá-la devidamente identificada para o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Avenida da Liberdade, número 194, 1269-275 Lisboa).

Será este departamento a verificar a eventual existência de prémio. Se não quiser ter esse trabalho, contacte o departamento (Linha Direta: 808 203 377; 00351 21 391 80 21, se estiver no estrangeiro; ou jogos@jogossantacasa.pt) e solicite um novo bilhete.

Foi um dos infelizes contemplados com uma raspadinha irregular? Reclame para que o seu caso seja analisado pelo Júri de Reclamações. É a este organismo que cabe apreciar e decidir as reclamações relacionadas com a atribuição de prémios.

O pagamento dos prémios de bilhetes físicos será feito, de imediato, no local da compra ou no Departamento de Jogos se os prémios forem iguais ou inferiores a 150 euros. A partir desse valor – e até cinco mil euros – são pagos por transferência bancária nos mesmos locais.

Para prémios acima de cinco mil euros, a transferência bancária é feita apenas pelo Departamento de Jogos da Santa Casa, uma vez cumpridas as formalidades legais. Nestes casos, o valor fica sujeito ao pagamento de Imposto de Selo à taxa de 20 por cento.

  • Para mais informações consulte este link

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 6 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 7 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 8 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 8 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 8 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 8 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 8 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 9 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 9 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 11 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 11 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 11 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 11 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 11 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 11 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 12 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 12 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 12 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 13 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.