A avó é que sabe: a sabedoria dos mais velhos recomenda esta planta para se viver mais e melhor

Esta planta também tem sido utilizada para tratar problemas de circulação e como diurético, o que pode contribuir para a sua eficácia contra o inchaço.

Muitas plantas medicinais são consideradas “milagrosas” pelo efeito que podem ter no tratamento de diversas doenças ou problemas de saúde. Entre elas está uma planta que “cura tudo” e é amada pelas avós.

Falamos do aloé vera, uma planta cujas propriedades são conhecidas há séculos e que é repleta de antioxidantes, aminoácidos e enzimas. As suas excelentes propriedades não passaram despercebidas à indústria da beleza e da saúde, sendo um ingrediente comum num grande número de produtos cosméticos e de higiene.

Embora existam 250 variedades de aloé vera, apenas duas delas possuem propriedades medicinais, que são a Aloé arborescensis e a Aloé barbadensis. Estas últimas caracterizam-se por possuírem propriedades magníficas, entre as quais estão as vitaminas A, C e D, vitaminas B1, B2, B6, B7 e B9, cálcio, magnésio, manganés, fósforo, zinco, sódio, cloro e ferro, além de 7 dos 9 aminoácidos essenciais (leucina, valina, lisina, fenilalanina, metionina, treonina e isoleucina).

 

O aloé vera tem uma grande capacidade hidratante, já que 99% de sua composição é água e possui mucopolissacarídeos que conseguem reter a humidade da pele. A isto devemos acrescentar a presença do lactato de magnésio, responsável por reduzir a produção de histamina, uma das substâncias que podem causar comichão na pele, sendo uma opção perfeita para pessoas com pele descamada, pele seca ou que sofrem de problemas como a psoríase.

Por outro lado, devemos destacar a sua contribuição no combate aos sinais de envelhecimento cutâneo e linhas de expressão, uma vez que o gel que pode ser extraído das folhas desta planta contém glucomanano, o qual estimula as células responsáveis ​​pela síntese do ácido hialurónico e do novo colágeno, conseguindo assim uma pele com maior elasticidade.

A planta ainda ajuda na cicatrização mais rápida da pele, além de neutralizar o envelhecimento precoce da pele por ter grande capacidade de acalmar e aliviar queimaduras solares. Possui também uma grande capacidade anti-inflamatória que a torna num remédio perfeito no combate a alergias dermatológicas, picadas de insetos e irritações.

Outros benefícios da aloé vera

  • Bom contra acne: possui grande capacidade antibacteriana e antisséptica.
  • Corretor de estrias: ajuda a reduzir manchas e estrias presentes na pele.
  • Cabelos saudáveis ​​e fortes: seu alto poder hidratante ajuda a reduzir a caspa e irritações, prevenindo a queda dos cabelos porque contém antioxidantes e enzimas que ajudam os cabelos a crescerem saudáveis ​​e fortes, além de rejuvenescer os folículos.
  • Combate a anemia: uma das grandes propriedades desta planta é fornecer 15 vezes mais ferro que a lentilha, o que a torna uma aliada perfeita no combate à anemia.
  • Melhora o trânsito intestinal: promove o equilíbrio das bactérias gastrointestinais, por isso ajuda a combater a azia, ao mesmo tempo que melhora o trânsito intestinal.
  • Capacidade adelgaçante e energética: o seu elevado teor de açúcar combinado com a água ajuda a gerar um efeito saciante e um fornecimento suficiente de energia através dos seus minerais e vitaminas.

Ler Mais