Olheiras
Esfregar os olhos pode levar a ter olheiras escuras. O atrito danifica os vasos sanguíneos minúsculos sob a pele, fazendo com que eles se rompam e sangrem. O resultado: olheiras sob os olhos chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória.
Danos na córnea
Arranhões microscópicos na córnea – a camada protetora transparente que cobre a íris e a pupila – são bastante comuns. Gradualmente, os arranhões podem levar ao afinamento da córnea, o que, por sua vez, piora a visão e causa visão embaçada e astigmatismo.
Rugas à volta dos olhos
As rugas surgem quando a pele perde elasticidade. E quanto mais fina a pele, maior o risco de se desenvolverem rugas precocemente. Como a pele à volta dos olhos é muito delicada, esfregar os olhos pode esticar a pele e levar a rugas prematuras.
Agrava o glaucoma
Glaucoma é uma doença em que o nervo ótico é danificado. Gradualmente, aparecem mais e mais manchas no campo de visão de uma pessoa, levando à cegueira. Na maioria dos casos, o tratamento do glaucoma envolve a redução da pressão intraocular. A fricção frequente dos olhos pode comprometer o tratamento e causar picos de pressão ocular, acelerando a progressão do glaucoma.
Olhos vermelhos e lacrimejantes
A fricção pode fazer com que os minúsculos capilares dos olhos se quebrem e se rompam, o que dá aquela aparência familiar de sangue nos olhos.
Aumento do risco de infeção ocular
De cada vez que esfrega os olhos, está, potencialmente, a expor os olhos a germes. Bactérias e vírus podem entrar na corrente sanguínea através dos olhos, ao mesmo tempo eleva o risco de conjuntivite e conjuntivite.