<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

A dúvida que importa esclarecer: podemos ou não comer pão durante as refeições?

4 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Vejamos a resposta que assenta numa palavra: equilíbrio.

As dietas de baixo consumo de carboidrato, as low carb, transformou o pão em “vilão”, mas não é bem assim.

Sendo um alimento com muito carboidrato, não há qualquer problema que adultos e crianças saudáveis o consumam de uma forma moderada.

O carboidrato é essencial na dieta pois é fonte de energia para o corpo, pelo que se a pessoa é saudável e está no seu peso ideal, pode consumir um pão moderadamente. O acompanhamento escolha queijo magro.

Sabia que  pão ficou mais nutritivo desde que a Organização Mundial da Saúde determinou, em 1998, que os países deveriam enriquecer a farinha com ácido fólico e ferro? É verdade.

Em termos calóricos e de carboidratos, todo o pão é uma fonte importante de carboidrato, mas o que realmente vai diferencia-lo é o tipo de farinha que foi usada.

O pão feito com farinha integral é o mais saudável e o mais indicado para quem está de dieta pois tem fibras que melhoram o intestino, diminuem o colesterol e aumentam a saciedade.

 

Ao contrário do que muitos pensam, não há diferença entre o pão e a torrada. A torrada não é menos calórica que o pão. O que acontece é que o pão perde água e alguns nutrientes, mas a diferença entre o pão e a torrada é quase nula.