A mais recente obra da autora norte-americana desenvolve-se em 1944, no auge da Segunda Guerra Mundial. O leitor acompanha uma narrativa que cruza quase todos os continentes e mares, com combates tanto na Europa como no Pacífico.
Em “A Guerra Aqui Tão Perto”, Monica Hesse dá o exemplo de duas famílias refugiadas, as de Haruko e Margot, que são forçadas a recomeçar as suas vidas num campo do Texas. Os acusados de conspirar contra a América são “convidados” a residir no grande Estado do Sul dos Estados Unidos (EUA).
A família de Haruko é japonesa e a família de Margot é alemã. Ambas não se conhecem e vivem em pontos distantes dos EUA. Os seus países de origem estão em guerra com aquele onde agora residem.
Com as suas vidas prestes a colapsar, Haruko e Margot encontram conforto uma na outra, e depositam toda a esperança na sua amizade secreta. As duas amigas vão tentar “lutar” contra o destino habitual num ambiente de guerra e desconfiança total com o vizinho do lado. Conseguirão encontrar felicidade numa prisão que se suspeita repleta de espiões?
Esta é uma história delicada, mas poderosa, reveladora de como até nos piores momentos a família, a amizade e o amor mantêm a sua importância vital.
A autora de “A Guerra Aqui Tão Perto”, Monica Hesse, além de jornalista do Washington Post, é uma escritora de romances, que devido à sua versatilidade jornalística é convidada frequentemente para comentar temas da atualidade na televisão e na rádio.
Os seus artigos valeram-lhe diversas nomeações para prémios jornalísticos como o Livingston Award e o James Beard Award. Também na escrita ficcional, Monica Hesse recebeu já diversas nomeações e distinções com o seu primeiro romance histórico “A Rapariga do Casaco Azul”, que marcou a estreia da autora em Portugal.
Género: Romance histórico
Páginas: 320
Editora: Topseller