O colagénio é um proteína sintetizada pelo nosso corpo. Encontra-se no tecido conjuntivo.
As funções que esta proteína desempenha no organismo estão relacionadas com a estrutura dos tecidos (função estrutural das proteínas). Mantém as células que formam os tecidos no devido lugar, unidas. Promove, por isso, a cicatrização e regeneração dos tecidos. Dá vigor, firmeza, elasticidade e sustentação à pele.
A partir dos 30 aos, nas mulheres, começa a diminuir a produção desta proteína e cai drasticamente após a menopausa.
O resultado é a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.
Para ajudar a manter a pele com um aspeto jovem é obrigatório intervir já! Se começar antes dos 30 o impacto será muito menor mas se já passou dessa fase ainda vai a tempo de travar o envelhecimento.
Alimentação “Porque a beleza começa por dentro”
A produção de colagénio resulta de vários eventos bioquímicos muito complexos cuja alimentação pode intervir.
Deve incorporar na sua alimentação, alimentos que aumentem a produção de colagénio e que ajudem a neutralizar as agressões que a pele sofre diariamente.
Os antioxidantes são o ponto chave quando se fala em envelhecimento. Têm a capacidade de neutralizar a ação de radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento prematuro.
Assim deve garantir um bom consumo de alimentos ricos nestes gerreiros como frutas, legumes, frutos secos, cereais integrais.
De entre o antioxidantes é de realçar alguns que para além do poder antioxidante agregam o poder de estimular a síntese de colagénio e melhorar o aspeto da pele.
Vitamina C– encontrada em legumes e frutas. Os mais ricos são: salsa, todas as couves, pimento, grelos, agrião, kiwi, papaia, coentros, laranja, limão, castanha, morango, brócolos, clementina, espinafres.
Vitamina E– É encontrada associada a gordura (precisa da gordura para ser absorvida). De forma geral existe em frutos secos, óleos e peixes gordos. Fontes principais: óleos vegetais (girassol, óleo alimentar, milho, etc), amêndoa, avelã, amendoim, azeite, pinhão, salmão, gema de ovo, noz, pistacho, sardinha.
O zinco– Está presente em alimentos de origem animal, frutos secos e cereais integrais. Os mais ricos são: Ostras, pinhão, queijos, carne vermelha, aveia, outro marisco, leite, leguminosas, outros frutos secos.
Vitamina A– não tem o mesmo poder antioxidantes mas apresenta uma elevada capacidade de melhorar o aspeto da pele em geral e de atenuar as rugas. Está presente em: cenoura, salsa, espinafres, gema de ovo, leite e derivados, couves, marisco, agrião, carnes vermelhas e peixes gordos.
Deve ter em conta que as proteínas magras (carnes brancas, por exemplo) estimulam a produção de colagénio.
O nosso corpo sem água não funciona e a desidratação reflete-e na nossa pele, na elasticidade da mesma. Deve por isso reforçar na hidratação e reduzir o consumo de sal.
Cuidado externo da pele
O cuidado externo da pele, como já sabe, é importante em todas as fazes da vida.
Esfoliação. Deve esfoliar o rosto com um produto próprio para esta zona uma vez por semana. Ajuda a eliminar as células mortas e a regenerar a pele.
Escolha produtos adequados. Certifique-se de que contêm colagénio, retinol, vitamina C ou ácido hialurónico.
Use um creme de dia e um de noite e insista nas zonas mais propensas à formação de rugas como o contorno dos olhos e os cantos da boca.
Proteja a sua pele. O uso de protetor solar passa a ser obrigatório diariamente. Ou pelo menos o creme de dia deve apresentar um SFP de 30. Este truque não ajuda a corrigir a rugas já existentes mas previne que apareçam novas e previne o aparecimento de manchas (foto-envelhecimento).