Partilhar

A influência da nutrição na asma

Sabia que ingerir fruta fresca pode ajudar no controlo da asma? Descubra como a nutrição pode influenciar esta doença.

9 Julho 2021
Forever Young

Por Inês Santos Filipe, Nutricionista Holmes Place Cascais

Sabia que ingerir fruta fresca pode ajudar no controlo da asma? Descubra como a nutrição pode influenciar esta doença.

asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, de que resulta a sensação de dificuldade respiratória e a pieira. Uma patologia crónica, com uma prevalência mundial elevada que afeta cerca de 300 milhões de pessoas. Segundo o Inquérito Nacional de Prevalência de 2010, Portugal registou 6.8% de pessoas afetadas.

Esta patologia apresenta uma maior incidência na infância, no entanto pode manifestar-se nos diferentes grupos etários, constituindo assim um problema de saúde pública.

A prevalência da asma tem sido associada a alterações no contexto ambiental e estilo de vida, havendo diversos estudos realizados sobre o impacto da nutrição e dos padrões alimentares relacionados com esta temática.

A associação de nutrientes com propriedades antioxidantes, rácio de ácidos gordos polinsaturados n-6 e n-3, bem como a deficiência de vitamina D, são alguns dos tópicos estudados na área que mostram resultados promissores e necessidade de aprofundamento. A alteração do perfil lípidico, adequeação do rácio de gorduras polinsaturadas e a utilização de antioxidantes (vitamina E, C, carotenoides, selénio, polifenóis e frutas) mostram um efeito protetor em diversos estudos, evidenciando, no entanto, a necessidade de aprodundar estas hipóteses para a criação de uma evidência robusta.

Por outro lado, estudos observacionais relacionados com a suplementação com estes nutrientes não evidenciaram benefícios significativo, não havendo assim evidência suficiente para a utilização complementar no tratamento convencional da asma.

Gravidez

A intervenção nutricional na gravidez tem tido especial interesse, devido ao seu potencial papel na redução da asma infantil. Existem alguns estudos que associam a asma infantil e a redução da ingestão de alguns nutrientes na gestação, nomeadamente a vitamina E, vitamina D, selénio, zinco e gorduras polinsaturadas. Embora exista a sugestão de que possa ser vantajoso a utilização da vitamina D e a adequação das gorduras polinsaturadas, são necessários mais estudos para estabelecer se é viável uma alteração dos hábitos alimentares na gestante, como medida de redução na prevalência da asma infantil.

Mulher a comer salada | Asma e Nutrição | Holmes Place

Dieta Mediterrânica

A utilização da dieta Mediterrânica tem sido associada a um melhor controlo da asma em adultos, devido ao seu teor de antioxidantes e alimentos com propriedades anti-inflamatórias, tendo sido também observados resultados na gravidez e infância. A utilização da fruta fresca no controlo da asma e de frutos oleaginosos no controlo da função respiratória, são alguns dos exemplos dos benefícios descritos.

Obesidade

Por outro lado, o estudo da obesidade e a sua influência no doente asmático também tem sido alvo de interesse. O aumento da prevalência da obesidade tem sido associado ao aumento da incidência e prevalência de asma em Portugal, sendo importante a intervenção nutricional nestes casos.

Nutrição e Asma

A associação entre a alimentação e a asma tem sido abordada em diversos estudos ao longo dos anos, evidenciando alguns resultados promissores com potencial impacto clínico.

Os resultados descritos evidenciam a complexidade da adequação alimentar e realçam a importância do estudo das interações nutricionais e da associação com diferentes padrões alimentares e estilos de vida – a importância de olhar para alimentação de uma perspetiva globa e sinérgica.

Em suma, é fundamental realçar que a alimentação pode ter um papel benéfico na asma que se baseia na interação nutricional e efeito combinado de determinados alimentos. Devendo também existir uma monitorização do estado nutricional, atividade física e ingestão alimentar no contexto da nutrição clínica, em complemento com a terapêutica ajustada.

Referências Bibliográficas:

Allan K, Devereux G (2011) Diet and asthma: nutrition implications from prevention to treatment. J Am Diet Assoc 111:258–268

Boeing, H., Bechthold, A., Bub, A. et al. Critical review: vegetables and fruit in the prevention of chronic diseases. Eur J Nutr 51, 637–663 (2012). https://doi.org/10.1007/s00394-012-0380-y

Castro-Rodriguez, J. A., & Garcia-Marcos, L. (2017). What are the effects of a Mediterranean diet on allergies and asthma in children?. Frontiers in pediatrics, 5, 72.

Direção-Geral da Saúde – Inquérito Nacional de Prevalência de Asma (2010). Disponível em: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/sumario-do-inquerito-nacional-de-controlo-da-asma-pdf.aspx

Guilleminault, L., Williams, E. J., Scott, H. A., Berthon, B. S., Jensen, M., & Wood, L. G. (2017). Diet and Asthma: Is It Time to Adapt Our Message?. Nutrients, 9(11), 1227. https://doi.org/10.3390/nu9111227

Hollams, E. M., Teo, S. M., Kusel, M., Holt, B. J., Holt, K. E., Inouye, M., … & Holt, P. G. (2017). Vitamin D over the first decade and susceptibility to childhood allergy and asthma. Journal of Allergy and Clinical Immunology, 139(2), 472-481.

Jolliffe, D. A., Greenberg, L., Hooper, R. L., Griffiths, C. J., Camargo Jr, C. A., Kerley, C. P., … & Martineau, A. R. (2017). Vitamin D supplementation to prevent asthma exacerbations: a systematic review and meta-analysis of individual participant data. The lancet Respiratory medicine, 5(11), 881-890.

Kandikattu, H. K. (2018). Oxido-nitrosative stress and antioxidants in asthma. Int. J. Basic Clin. Immonol, 1(1-2), 9-12.

McKeever TM, Britton J (2004) Diet and asthma. Am J Respir Crit Care Med 170:725–729

Rezaei, S., Aryan, Z., Rezaei, N., & Mahmoudi, M. (2019). Vitamins and Allergic Asthma. In Nutrition and Immunity (pp. 323-345). Springer, Cham.

Wood, L. G. (2017). Diet, obesity, and asthma. Annals of the American Thoracic Society, 14(Supplement 5), S332-S338.

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 7 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 10 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 12 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 13 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 14 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 14 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 14 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 14 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 15 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 16 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 16 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 16 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 16 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 16 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 16 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 16 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 19 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 20 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.