Partilhar

A Jaguar renovou a gama E-PACE com o lançamento do sofisticado R-Dynamic Black

 O novo R-Dynamic Black realça o design dinâmico e a atração visual do SUV compacto com opções personalizáveis para os elementos exteriores.

19 Maio 2021
Sandra M. Pinto

O design característico do novo R-Dynamic Black é baseado no E-PACE R-Dynamic S, com elementos que realçam o seu aspeto sofisticado e dinâmico mais do que nunca.

A cor Gloss Black é o protagonista absoluto, dado que podemos contemplá-la nas tampas dos espelhos retrovisores e adorna os contornos do para-choques dianteiro, a grelha inferior e a grelha principal, bem como os extremos da grelha. O contorno das janelas e as grelhas laterais com Jaguar em relevo apresentam também um acabamento Gloss Black, em complemento ao anagrama e logótipo traseiro da Jaguar. O design exterior é complementado com jantes em liga leve distintas de 19 polegadas em Satin Grey com pinças de travão Red contrastantes, vidros Privacy e tejadilho panorâmico.

O R-Dynamic Black pode ser configurado com qualquer cor exterior do E-PACE, incluindo a nova Ostuni White. O acabamento caracteriza-se pela sua maior profundidade e substância, pelo que complementa na perfeição o design moderno exterior do E-PACE.

No interior, o R-Dynamic Black proporciona conectividade melhorada e é ainda mais luxuoso e requintado. O elemento principal do design interior é o ecrã táctil de 11,4 polegadas e alta definição integrado no tablier central.

O ecrã táctil amplo permite utilizar o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, que proporciona mais nitidez do que nunca e permite ao condutor executar 90 % das tarefas habituais com apenas dois toques a partir do ecrã inicial, graças à sua estrutura de menu simplificada.

A última incorporação na família E-PACE pode ser equipada com motores Ingenium 2.0 MHEV, da eficiente versão diesel D165 aos requintados e potente modelo a gasolina P250. Encontram-se todos acoplados a uma caixa automática de nove velocidades e sistema de tração integral.

A tração integral avançada utiliza a tecnologia de segunda geração “Transmissão Standard”, que distribui o binário entre as rodas dianteiras e traseiras para assegurar a tração ideal. O sistema de tração integral utiliza a tecnologia Driveline Disconnect, que desativa a tração integral de forma inteligente para maximizar a eficiência, por exemplo, na condução a velocidade constante.

Especificações melhoradas do E-PACE

As funções Apple CarPlay® e Android Auto™ transferem o ecrã do smartphone do cliente para o ecrã táctil central para disponibilizar formas distintas de controlo do sistema de informação e entretenimento e das aplicações do telefone. O E-PACE encontra-se também disponível com carregamento de dispositivos sem fios.

O sistema avançado de informação e entretenimento Pivi Pro da Jaguar dispõe de uma gama abrangente de aplicações integradas, uma fonte de alimentação própria para arranque rápido e tecnologia de dois SIM para poder visualizar conteúdo multimédia e descarregar as atualizações em simultâneo.

A tecnologia Pivi Pro é complementado com um ecrã interativo de alta definição e 12,3 polegadas com gráficos melhorados, uma distribuição totalmente configurável com comandos digitais, informação sobre os elementos multimédia, aplicações do telefone ou instruções passo a passo e ecrã completo no sistema de navegação. A tecnologia interior do E-PACE, cujo toque final é o ecrã HUD opcional, assegura que o condutor pode ajustar a configuração de diversas formas para a máxima conveniência.

O sistema de purificação do ar do habitáculo otimiza a qualidade do ar interior através da tecnologia Nanoe, que elimina os alergénios e neutraliza os odores desagradáveis. Este sistema avançado incorpora um filtro PM2.5, que retém partículas ultrafinas (incluindo PM2.5) para garantir a saúde e o bem-estar dos passageiros. Para o ativar basta apenas premir o botão “Purify” do ecrã táctil central.

As melhorias mais recentes asseguram que os máximos automáticos são incorporados de série nos modelos E-PACE S, dado que anteriormente eram incorporados apenas nas versões SE e HSE. Em complemento, as opções

de bancos foram simplificadas para que os clientes possam escolher facilmente o seu veículo ideal. O sistema de som Meridian de alta qualidade é agora incorporado de série a partir da versão SE, enquanto as funções de memória nos bancos e janelas são disponibilizadas de série nos modelos S.

Todos os modelos R-Dynamic incorporam o Sistema Dinâmico Configurável de série, que permite aos condutores modificar detalhes específicos da dinâmica de condução do E-PACE, como a resposta do acelerador e da caixa de velocidades, bem como a configuração da direção e da suspensão (quando equipado com o Sistema Dinâmico Adaptativo) para ajustar as características de condução em conformidade com as suas preferências pessoais.

Arquitetura de última geração:

Graças à plataforma PTA (Arquitetura Transversal Premium) da Jaguar Land Rover, o E-PACE pode incorporar as mais recentes tecnologias de motores eletrificados, além de disponibilizar maior conveniência nas viagens com o desempenho e a agilidade que os clientes esperam da Jaguar.

Os novos apoios do motor contribuem para otimizar a resposta do acelerador, enquanto o design da suspensão aumenta o conforto, mantendo a dinâmica de condução que caracteriza a Jaguar. Tudo isto é completado com um interior luxuoso mais tranquilo do que nunca, dado que a avançada arquitetura da carroçaria do E-PACE reduz as vibrações e a transferência de ruido para o habitáculo.

Motores eletrificados PHEV e MHEV

O Jaguar E-PACE pode incorporar um eficiente motor P300e PHEV de três cilindros, bem como os motores Ingenium a gasolina e diesel de quatro cilindros mais avançados, que utilizam a tecnologia MHEV para atingir níveis ideais de performance, requinte e eficiência.

Na gama atual de motores incluem-se:

Diesel

· Motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 163 CV, caixa manual de seis velocidades, tração dianteira

· Motor MHEV 2,0 litros turbo de quatro cilindros, 163 CV, caixa automática de nove velocidades, tração integral

Gasolina

· Motor MHEV 1,5 litros turbo de três cilindros e 160 CV, caixa automática de oito velocidades, tração dianteira

· Motor MHEV 2,0 litros turbo de quatro cilindros, 300 CV, caixa automática de nove velocidades, tração integral

· Motor PHEV 1,5 litros turbo de três cilindros e 309 CV, caixa automática de oito velocidades, tração integral

A versão PHEV P300e combina um motor Ingenium 1.5 de três cilindros a gasolina e 200 CV com um motor com sistema de propulsão elétrica no eixo traseiro (ERAD) de 109 CV (80 kW), que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, com emissões combinadas CO2 desde 44 g/km* e um consumo de combustível desde 2 l/100 km (WLTP, TEH Combinado).

Em complemento, o avançado motor P300e permite selecionar entre três modos: Hybrid, EV ou SAVE.

· HYBRID utiliza tanto o motor a gasolina como o elétrico para disponibilizar a máxima potência e eficiência, dado que alterna entre condução exclusivamente elétrica e o motor a gasolina.

· EV proporciona uma autonomia de até 55 km com zero emissões.

· SAVE permite ao condutor recuperar até 85 % da carga da bateria para sua utilização posterior nos trajetos, por exemplo, em zonas urbanas.

Nos motores com tecnologia MHEV, um gerador/motor de arranque integrado acionado por correia (BiSG) recupera a energia normalmente desperdiçada durante a travagem ou desaceleração e armazena-a numa bateria de iões de lítio de 48 V instalada sob o piso da bagageira. Esta energia armazenada é posteriormente utilizada na aceleração para melhorar a resposta ou quando for necessário acionar o sistema Stop-Start do veículo, para proporcionar uma utilização mais requintada e maior capacidade de resposta.

No topo da gama de motores a gasolina encontra-se a versão MHEV de 300 CV, que disponibiliza um binário de 400 Nm e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Disponível exclusivamente no 300 SPORT com o sistema Transmissão Ativa AWD de segunda geração, disponibiliza tração integral com as capacidades dinâmicas características da Jaguar.

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 8 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 11 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 12 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 12 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 12 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 13 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 13 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 13 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 13 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 14 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 14 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 14 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 14 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 14 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 15 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 16 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 16 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 17 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 17 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.