A Jaguar renovou a gama E-PACE com o lançamento do sofisticado R-Dynamic Black

 O novo R-Dynamic Black realça o design dinâmico e a atração visual do SUV compacto com opções personalizáveis para os elementos exteriores.

O design característico do novo R-Dynamic Black é baseado no E-PACE R-Dynamic S, com elementos que realçam o seu aspeto sofisticado e dinâmico mais do que nunca.

A cor Gloss Black é o protagonista absoluto, dado que podemos contemplá-la nas tampas dos espelhos retrovisores e adorna os contornos do para-choques dianteiro, a grelha inferior e a grelha principal, bem como os extremos da grelha. O contorno das janelas e as grelhas laterais com Jaguar em relevo apresentam também um acabamento Gloss Black, em complemento ao anagrama e logótipo traseiro da Jaguar. O design exterior é complementado com jantes em liga leve distintas de 19 polegadas em Satin Grey com pinças de travão Red contrastantes, vidros Privacy e tejadilho panorâmico.

O R-Dynamic Black pode ser configurado com qualquer cor exterior do E-PACE, incluindo a nova Ostuni White. O acabamento caracteriza-se pela sua maior profundidade e substância, pelo que complementa na perfeição o design moderno exterior do E-PACE.

No interior, o R-Dynamic Black proporciona conectividade melhorada e é ainda mais luxuoso e requintado. O elemento principal do design interior é o ecrã táctil de 11,4 polegadas e alta definição integrado no tablier central.

O ecrã táctil amplo permite utilizar o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, que proporciona mais nitidez do que nunca e permite ao condutor executar 90 % das tarefas habituais com apenas dois toques a partir do ecrã inicial, graças à sua estrutura de menu simplificada.

A última incorporação na família E-PACE pode ser equipada com motores Ingenium 2.0 MHEV, da eficiente versão diesel D165 aos requintados e potente modelo a gasolina P250. Encontram-se todos acoplados a uma caixa automática de nove velocidades e sistema de tração integral.

A tração integral avançada utiliza a tecnologia de segunda geração “Transmissão Standard”, que distribui o binário entre as rodas dianteiras e traseiras para assegurar a tração ideal. O sistema de tração integral utiliza a tecnologia Driveline Disconnect, que desativa a tração integral de forma inteligente para maximizar a eficiência, por exemplo, na condução a velocidade constante.

Especificações melhoradas do E-PACE

As funções Apple CarPlay® e Android Auto™ transferem o ecrã do smartphone do cliente para o ecrã táctil central para disponibilizar formas distintas de controlo do sistema de informação e entretenimento e das aplicações do telefone. O E-PACE encontra-se também disponível com carregamento de dispositivos sem fios.

O sistema avançado de informação e entretenimento Pivi Pro da Jaguar dispõe de uma gama abrangente de aplicações integradas, uma fonte de alimentação própria para arranque rápido e tecnologia de dois SIM para poder visualizar conteúdo multimédia e descarregar as atualizações em simultâneo.

A tecnologia Pivi Pro é complementado com um ecrã interativo de alta definição e 12,3 polegadas com gráficos melhorados, uma distribuição totalmente configurável com comandos digitais, informação sobre os elementos multimédia, aplicações do telefone ou instruções passo a passo e ecrã completo no sistema de navegação. A tecnologia interior do E-PACE, cujo toque final é o ecrã HUD opcional, assegura que o condutor pode ajustar a configuração de diversas formas para a máxima conveniência.

O sistema de purificação do ar do habitáculo otimiza a qualidade do ar interior através da tecnologia Nanoe, que elimina os alergénios e neutraliza os odores desagradáveis. Este sistema avançado incorpora um filtro PM2.5, que retém partículas ultrafinas (incluindo PM2.5) para garantir a saúde e o bem-estar dos passageiros. Para o ativar basta apenas premir o botão “Purify” do ecrã táctil central.

As melhorias mais recentes asseguram que os máximos automáticos são incorporados de série nos modelos E-PACE S, dado que anteriormente eram incorporados apenas nas versões SE e HSE. Em complemento, as opções

de bancos foram simplificadas para que os clientes possam escolher facilmente o seu veículo ideal. O sistema de som Meridian de alta qualidade é agora incorporado de série a partir da versão SE, enquanto as funções de memória nos bancos e janelas são disponibilizadas de série nos modelos S.

Todos os modelos R-Dynamic incorporam o Sistema Dinâmico Configurável de série, que permite aos condutores modificar detalhes específicos da dinâmica de condução do E-PACE, como a resposta do acelerador e da caixa de velocidades, bem como a configuração da direção e da suspensão (quando equipado com o Sistema Dinâmico Adaptativo) para ajustar as características de condução em conformidade com as suas preferências pessoais.

Arquitetura de última geração:

Graças à plataforma PTA (Arquitetura Transversal Premium) da Jaguar Land Rover, o E-PACE pode incorporar as mais recentes tecnologias de motores eletrificados, além de disponibilizar maior conveniência nas viagens com o desempenho e a agilidade que os clientes esperam da Jaguar.

Os novos apoios do motor contribuem para otimizar a resposta do acelerador, enquanto o design da suspensão aumenta o conforto, mantendo a dinâmica de condução que caracteriza a Jaguar. Tudo isto é completado com um interior luxuoso mais tranquilo do que nunca, dado que a avançada arquitetura da carroçaria do E-PACE reduz as vibrações e a transferência de ruido para o habitáculo.

Motores eletrificados PHEV e MHEV

O Jaguar E-PACE pode incorporar um eficiente motor P300e PHEV de três cilindros, bem como os motores Ingenium a gasolina e diesel de quatro cilindros mais avançados, que utilizam a tecnologia MHEV para atingir níveis ideais de performance, requinte e eficiência.

Na gama atual de motores incluem-se:

Diesel

· Motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 163 CV, caixa manual de seis velocidades, tração dianteira

· Motor MHEV 2,0 litros turbo de quatro cilindros, 163 CV, caixa automática de nove velocidades, tração integral

Gasolina

· Motor MHEV 1,5 litros turbo de três cilindros e 160 CV, caixa automática de oito velocidades, tração dianteira

· Motor MHEV 2,0 litros turbo de quatro cilindros, 300 CV, caixa automática de nove velocidades, tração integral

· Motor PHEV 1,5 litros turbo de três cilindros e 309 CV, caixa automática de oito velocidades, tração integral

A versão PHEV P300e combina um motor Ingenium 1.5 de três cilindros a gasolina e 200 CV com um motor com sistema de propulsão elétrica no eixo traseiro (ERAD) de 109 CV (80 kW), que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, com emissões combinadas CO2 desde 44 g/km* e um consumo de combustível desde 2 l/100 km (WLTP, TEH Combinado).

Em complemento, o avançado motor P300e permite selecionar entre três modos: Hybrid, EV ou SAVE.

· HYBRID utiliza tanto o motor a gasolina como o elétrico para disponibilizar a máxima potência e eficiência, dado que alterna entre condução exclusivamente elétrica e o motor a gasolina.

· EV proporciona uma autonomia de até 55 km com zero emissões.

· SAVE permite ao condutor recuperar até 85 % da carga da bateria para sua utilização posterior nos trajetos, por exemplo, em zonas urbanas.

Nos motores com tecnologia MHEV, um gerador/motor de arranque integrado acionado por correia (BiSG) recupera a energia normalmente desperdiçada durante a travagem ou desaceleração e armazena-a numa bateria de iões de lítio de 48 V instalada sob o piso da bagageira. Esta energia armazenada é posteriormente utilizada na aceleração para melhorar a resposta ou quando for necessário acionar o sistema Stop-Start do veículo, para proporcionar uma utilização mais requintada e maior capacidade de resposta.

No topo da gama de motores a gasolina encontra-se a versão MHEV de 300 CV, que disponibiliza um binário de 400 Nm e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Disponível exclusivamente no 300 SPORT com o sistema Transmissão Ativa AWD de segunda geração, disponibiliza tração integral com as capacidades dinâmicas características da Jaguar.

Ler Mais