A nova linha do metro da cidade Roma não terá gladiadores, mas vai passar por baixo do Coliseu

Começaram as escavações para a passagem da linha C do metro de Roma.

As escavações para a passagem da linha C do metro de Roma pelo centro da cidade entraram na sua fase mais crucial. A Piazza Venezia está a ser escavada até 85 metros para criar os túneis por onde passarão os comboios, revela a Euronews

«Um projeto complexo e há muito adiado para colocar uma linha de metro sob as antigas ruínas romanas e através do centro histórico de Roma entrou numa fase crucial, com a escavação de um muro de contenção de 85 metros de profundidade em torno da estação principal», é referido.

«Os trabalhos do projeto de cerca de 3 mil milhões de euros, considerado um dos mais complexos do mundo no seu género, deverão estar concluídos em 2034», revelou o  engenheiro-chefe da obra Andrea Sciotti.

«A linha C do metro de Roma está a ser construída há duas décadas, mas tem sido travada por atrasos burocráticos e de financiamento e, sobretudo, pelas escavações arqueológicas necessárias devido às ruínas subterrâneas das civilizações imperiais romanas e medievais que se encontram pelo caminho», avança a Euronews.

Uma vez concluída, «a linha passará por baixo de alguns dos locais-chave do património cultural mundial, incluindo o Coliseu, a Coluna de Trajano e a Basílica de Maxêncio, o maior edifício do Fórum Romano, bem como por baixo de alguns dos preciosos palácios renascentistas de Roma, de igrejas e do Vaticano», é ainda revelada .