Partilhar

A primeira Casa da Cidadania da Língua nasce em Coimbra

Propondo para 2024 residências artísticas, cursos, exposições e debates, entre outras iniciativas.

4 Outubro 2023
Forever Young

A primeira Casa da Cidadania da Língua é inaugurada no dia 12, em Coimbra, no espaço que durante mais de dez anos se chamou Casa da Escrita, propondo para 2024 residências artísticas, cursos, exposições e debates, entre outras iniciativas.

No espaço municipal que durante 13 anos foi a Casa da Escrita, arranca no dia 12 a primeira Casa da Cidadania da Língua, que deverá ter também no futuro instalações em Belo Horizonte e São Paulo, no Brasil, disse à agência Lusa José Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos (APBRA), que irá programar aquela infraestrutura cultural.

Ao longo dos próximos dois anos, o responsável e a restante equipa curatorial propõem-se a desenvolver ciclos de debates, exposições, lançamento de livros, residências artísticas, cursos e outras iniciativas na casa que foi do escritor João José Cochofel.

Na equipa curadora da casa, que José Manuel Diogo integra, estará presente o antigo diretor da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moura-Carvalho, o chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Rafael Nascimento, a docente do Politécnico de Leiria Célia Sousa, a poeta brasileira Luiza Romão, que venceu o prémio Jabuti 2022, e o gestor cultural brasileiro André Augustus Diaz.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Diogo, com carreira na área da comunicação, afirmou que vê a Casa da Cidadania da Língua como um lugar agregador, onde se possa falar, pensar e discutir coisas, apresentando personalidades relevantes, entre escritores, artistas, políticos e diplomatas, entre outros.

Na segunda-feira, a CMC aprovou o protocolo que prevê que o município suporte até 75 mil euros das despesas anuais na Casa da Cidadania da Língua.

José Manuel Diogo esclareceu que a APBRA não irá receber qualquer valor por parte da CMC, podendo surgir receitas para a associação através de patrocinadores e de outros projetos associados à Casa da Cidadania da Língua.

O responsável referiu que tudo o que for feito na Casa da Cidadania da Língua “tem de ser gratuito”, mas antevê a possibilidade de eventos pagos noutros espaços da cidade, para os quais a APBRA poderá apresentar propostas, nomeadamente exposições de grande dimensão no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova ou concertos no Convento São Francisco.

O presidente da APBRA olha também com muita atenção para a “hipótese de Coimbra poder ter ambição de ter um dos festivais literários de língua portuguesa de referência”, assumindo a vontade de fazer esse festival, apesar de não ser algo que esteja previsto acontecer nos próximos dois anos.

Sobre a possibilidade de se olhar “para outros equipamentos da cidade”, José Manuel Diogo apontou para a Casa-Museu Miguel Torga, equipamento “sem atividade”, considerando que “Miguel Torga é uma marca extraordinária”.

Questionado sobre o que pode ficar para a cidade da programação dos próximos dois anos, o responsável sublinhou que trará “mais empresas, mais investimento, mais reputação e mais visibilidade” para Coimbra.

Questionado sobre as críticas ao protocolo, José Manuel Diogo mostrou-se também aberto a falar com os partidos que criticaram o acordo.

“O que é certo é que este era um espaço municipal que estava aberto e não vinha cá ninguém”, notou, esperando poder fazer “com que essas desconfianças paulatinamente desapareçam”.

Sobre as críticas que apontam para o facto de o presidente da assembleia geral da APBRA ser o ex-reitor da Universidade de Coimbra e irmão do presidente da Câmara, João Gabriel Silva, o responsável referiu que “são injustas”.

Recordando que, enquanto reitor, João Gabriel foi condecorado com a Ordem do Rio Branco pelo Governo brasileiro, o presidente da APBRA aclarou que o ex-reitor “não tem nenhum papel na associação a não ser convocar as assembleias gerais”.

“No dia 12, venham perceber o que pode significar para a cidade esta capacidade de convocar escritores, artistas, políticos e diplomatas”, desafiou José Manuel Diogo.

 

Mais Recentes

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 8 horas

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 9 horas

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 10 horas

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 13 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 14 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 15 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 dia

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 1 dia

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 dia

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 1 dia

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 1 dia

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 1 dia

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 2 dias

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 2 dias

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 2 dias

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 2 dias

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 2 dias

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.