Menos doenças
O excesso no consumo de carnes vermelhas e processadas, como bacon, salsichas e defumadas, foi associado ao aumento do risco de desenvolvimento do cancro colorretal e de mama.
Essa também é uma boa opção para o coração, visto que pesquisas associam a ingestão de gordura saturada, encontrada principalmente em carnes e produtos de origem animal, ao risco aumentado de doenças cardíacas.
Ajuda no emagrecimento
Os possíveis benefícios para a saúde de limitar a carne e comer mais vegetais está relacionado a maior ingestão de compostos saudáveis, como antioxidantes, fibra e micronutrientes.
Ajuda o intestino
Dietas que excluem carne tendem a incluir frutas, vegetais, grãos e legumes, opções ricas em fibras. A fibra alimenta as bactérias boas do intestino, que produzem compostos com funções anti-inflamatórias e de suporte imunológico, que desempenham um papel na prevenção do crescimento de certas células cancerígenas e desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Favorece o meio ambiente
De acordo com estudos sobre a sustentabilidade de diferentes dietas, incluindo vegetariana, pescetariana e vegana, estas opções podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 80%, em comparação com as dietas padrão, que incluem o consumo de carne.